Siga-nos
Khamzat Chimaev posa após falhar na balança da pesagem oficial do UFC 279.
Khamzat Chimaev na pesagem do UFC 279 - Louis Grasse/PxImages

UFC

Confusão! Khamzat Chimaev acusa UFC de proteger Israel Adesanya

Ausente dos octógonos há oito meses, Khamzat Chimaev segue na sua rotina de mirar em diferentes alvos enquanto não tem seu próximo compromisso agendado oficialmente pelo UFC. Depois de ver seu nome ligado a uma possível luta com Paulo Borrachinha, desafiar Alex Poatan e sinalizar positivamente ao potencial confronto contra Kamaru Usman, o russo voltou suas atenções para o atual campeão peso-médio (84 kg) da organização, o nigeriano Israel Adesanya.

Em um vídeo publicado no seu canal do ‘Youtube’, Khamzat Chimaev reiterou seu interesse em enfrentar Israel Adesanya e acusou o UFC de ‘proteger’ o campeão. Para o russo, o motivo para esta disputa não sair do papel se dá pelo fato da organização presidida por Dana White ter receio de que uma possível derrota avassaladora sofrida pelo nigeriano faça seu valor comercial caia drasticamente no futuro, o que impactaria as finanças do próprio Ultimate, já que ‘Izzy’ é uma de suas estrelas mais bem-sucedidas nas vendas de pay-per-view.

“Para Israel, não tem ninguém lá, só eu. Então, se você falar sobre dinheiro, se você perguntar para os fãs, eles querem ver a mim e Israel. Eu sou um confronto ruim para ele. Todo mundo sabe que ele vai perder o título (para mim). É por isso que eles salvam aquele cara. Eles o construíram, não querem perdê-lo tão rápido. Eu acabaria com aquele cara sem socá-lo, e é por isso que eles têm medo. Aí a história dele acaba, sabe? Eles não querem matar esse cara. Talvez o cara ganhe dinheiro para eles, mas eu também faço dinheiro, então eu não sei o que está acontecendo”, questionou Chimaev.

Qual será o futuro de Chimaev no UFC?

Depois de iniciar sua trajetória no UFC como uma das novas ‘sensações’ da liga, Khamzat Chimaev – dono de um currículo de seis vitórias e nenhuma derrota no octógono mais famoso do mundo – se vê em uma situação incerta sobre seu futuro. Número 4 no ranking dos meio-médios (77 kg), o russo parecia destinado a uma disputa de título na categoria, mas falhou gravemente na balança em seu último compromisso, em setembro, e, desde então, uma possível subida em definitivo para os pesos-médios vem sido especulada, inclusive por Dana White.

O que se sabe até o momento é que o retorno do lutador de origem chechena ao cage deve acontecer no próximo mês de outubro, em evento do UFC que será sediado em Abu Dhabi (EAU). O rival de Chimaev, no entanto, ainda não foi definido, ao menos oficialmente, pela organização, assim como em qual categoria ‘Borz’, como é conhecido, irá competir.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC