O atual momento de José Aldo no UFC é impressionante. Na edição de número 265, realizada em agosto, em Houston (EUA), o ex-campeão do peso-pena (66 kg) dominou Pedro Munhoz por três rounds, venceu a segunda luta seguida e se aproximou de disputar o título do peso-galo (61 kg) novamente. A performance do brasileiro diante do compatriota foi tão impressionante, que deixou parte da comunidade do MMA eufórica, incluindo o veterano Kenny Florian.
Em entrevista ao canal do ‘YouTube’ ‘James Lynch’, o ex-lutador do UFC e atual comentarista do PFL enalteceu não só o momento de Aldo na organização, como também sua carreira no MMA. Florian tem propriedade para comentar a respeito, uma vez que enfrentou o brasileiro, em 2011, na disputa pelo título do peso-pena e acabou derrotado por decisão unânime.
De acordo com o veterano, é apenas uma questão de tempo para o manauara integrar o Hall da Fama do UFC por todo legado que construiu. Além disso, Florian reforçou o pensamento de parte dos fãs, que classifica Aldo como um dos melhores lutadores de MMA de todos os tempos. De qualquer forma, o americano ressaltou que o ‘Rei do Rio’ ainda pode ampliar seu legado esporte, agora no peso-galo.
“Foi brilhante assistir. Aldo é um grande talento e eu sempre esperei por aquele Aldo, que costumava dar muitos chutes nas pernas, muitos chutes no geral. Acho que vimos o melhor Aldo contra Munhoz, principalmente, no terceiro round da luta. Ele estava pegando fogo e mostrou que é realmente um mestre das artes marciais mistas. Quando ele está no seu melhor, especialmente em uma luta de três rounds, ele é muito difícil de se derrotar”, elogiou Florian, antes de completar.
“Essa luta mostrou sua mentalidade, fome e paixão pelo esporte. Acho que ele fez sua estreia no MMA há 17 anos ou algo assim, então ver que ele ainda está competindo em alto nível no UFC diz muito sobre ele como artista marcial, como homem, como profissional. Ele com certeza entrará no ‘Hall da Fama’ do UFC. Ele vai se aposentar como um dos melhores penas e galos de todos os tempos. É um prazer vê-lo competir. Foi uma honra competir com alguém como Aldo, que vai se aposentar como um dos melhores de todos os tempos”, concluiu.
Kenny Florian, de 45 anos, se aposentou como lutador de MMA em 2011 e passou a atuar como comentarista. No esporte, o americano integrou quatro categorias diferentes e disputou o cinturão do UFC em três oportunidades (duas pelo peso-leve e uma no peso-pena). ‘KenFlo’ encerrou a carreira com um cartel comporto por 14 vitórias e seis derrotas, Seus triunfos de maior destaque foram diante de Clay Guida, Joe Lauzon, Joe Stevenson, Roger Huerta, Sam Stout e Takanori Gomi.
José Aldo, de 34 anos, é um veterano do MMA, considerado por parte da imprensa e dos fãs como um dos principais lutadores da historia do esporte. O brasileiro estreou pelo UFC em 2011, disputou 18 lutas, venceu 12 e perdeu seis vezes. Atualmente, o atleta se encontra em quinto lugar no ranking do peso-galo. Seus triunfos de maior destaque na modalidade foram diante de Chad Mendes (duas vezes), Frankie Edgar (duas vezes), Kenny Florian, Pedro Munhoz, Urijah Faber e ‘Zumbi Coreano’.