Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Com nocaute avassalador, Alex ‘Poatan’ estreia com o pé direito no UFC

Ex-campeão em duas categorias no ‘Glory’ e um dos principais astros do kickboxing mundial nos últimos tempos, Alex ‘Poatan’ Pereira fez sua aguardada estreia no UFC neste sábado (6), na edição de número 268, em Nova York (EUA), e não decepcionou. O lutador paulista mostrou toda sua competência na trocação e com um nocaute impressionante no segundo round – fruto de uma joelhada voadora – levou para casa sua primeira vitória no octógono mais famoso do planeta.

Com o resultado, ‘Poatan’ soma agora quatro triunfos e um revés na sua carreira no MMA profissional. A vitória também mantém acesa a expectativa de um futuro reencontro entre o brasileiro e o atual campeão peso-médio (84 kg) da organização, Israel Adesanya, a quem o paulista venceu duas vezes quando ambos competiam no kickboxing, uma delas por nocaute.

A luta

No primeiro round, o brasileiro mostrou, logo nos primeiros momentos, que era bastante superior na luta em pé. Por isso, Michailidis partiu para a estratégia de travar ‘Poatan’ na grade e buscar a queda, onde, teoricamente, levaria vantagem. Apesar de conseguir levar a luta para o chão uma vez, o grego não pôde capitalizar sobre a posição. Em pé novamente, a luta seguiu o mesmo script até o final da primeira etapa.

Já no segundo assalto, o grego voltou com a mesma estratégia. Mas, desta vez, ‘Poatan’ evitou a luta agarrada e pôde mostrar porque é considerado um dos melhores strikers do mundo dos esportes de combate. Com uma belíssima joelhada voadora, o brasileiro levou o oponente à lona e, diante da espera do árbitro central, completou o serviço com mais alguns ataques até garantir a vitória na estreia pelo UFC.

Pupilo do técnico de Ronda Rousey perde a terceira seguida

Vindo de duas derrotas consecutivas, Edmen Shahbazyan não conseguiu encerrar sua sequência negativa neste sábado, sendo derrotado por Nassourdine Imavov por nocaute técnico no segundo round do combate. O americano de ascendência armênia – pupilo de Edmond Tarverdyan, técnico responsável pela carreira da ex-campeã Ronda Rousey – mais uma vez mostrou que precisa evoluir na luta agarrada.

Após um primeiro round relativamente equilibrado, Shahbazyan sucumbiu à técnica mais afiada do adversário no jogo de solo, tendo que se defender de algumas tentativas de finalização e, finalmente, sendo derrotado por uma sequência de cotoveladas após ser imobilizado no chão. Com o resultado, a jovem promessa americana soma três derrotas seguidas no UFC, após iniciar sua trajetória na organização com quatro triunfos.

Promessa irlandesa supera início ruim e nocauteia na estreia

Invicto no MMA, Ian Garry fez bonito na sua estreia no principal evento do mundo. Após um início complicado, onde parecia sentir a pressão de atuar no maior palco da modalidade, o irlandês conseguiu se recuperar e, restando um segundo para o fim do primeiro assalto, aplicar um nocaute impressionante sobre Jordan Williams.

Após o triunfo, a jovem promessa irlandesa, de 23 anos, mostrou que também manda bem no microfone e proclamou a chegada do ‘The Future’ (‘O Futuro’, seu apelido) ao UFC, citando uma famosa frase do compatriota Conor McGregor. Com o resultado, Ian Garry segue invicto no MMA após oito combates disputados até o momento.

Peso-pesado levanta a torcida em Nova York

Depois de três combates decididos nas papeletas dos juízes, coube aos pesos-pesados Chris Barnett e Gian Villante protagonizarem o primeiro nocaute da noite. Com um belo chute rodado, Barnett – que chama a atenção pela agilidade e flexibilidade apesar do corpo robusto – levou o rival à lona no segundo round e completou o trabalho com mais alguns golpes até a interrupção do árbitro central.

Ao final, o vencedor ainda mostrou espírito esportivo ao exaltar a carreira de seu adversário, que fez sua luta de despedida neste sábado. A atitude fez com que Barnett ganhasse ainda mais a torcida presente, que o ovacionou em sua saída do cage.

Confira os resultados do UFC 268:

Alex ‘Poatan’ venceu Andreas Michailidis por nocaute técnico;
Bobby Green venceu Al Iaquinta por nocaute técnico;
Chris Curtis venceu Phil Hawes por nocaute;
Nassourdine Imavov venceu Edmen Shahbazyan por nocaute técnico;
Ian Garry venceu Jordan Williams por nocaute;
Chris Barnett venceu Gian Villante por nocaute técnico;
Dustin Jacoby venceu John Allan por pontos;
Melsik Baghdasaryan venceu Bruno Souza por pontos;
Ode Osbourne venceu CJ Vergara por pontos.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC