Grandes nomes do MMA, Kamaru Usman e Leon Edwards vão colocar um ponto final na rivalidade no UFC 286, evento que acontece neste sábado (18), em Londres (ING). Na luta principal do show, o nigeriano vai até a casa de ‘Rocky’, campeão dos meio-médios (77 kg), enfrentá-lo pela terceira vez na carreira, em combate que vale o título da categoria. E, como não poderia ser diferente, após os atletas realizarem dois encontros, com uma vitória para cada lado, o clima para a decisiva trilogia ficou mais hostil.
Vale destacar que se os protagonistas do evento tornaram o UFC 286 marcante por seus feitos no MMA, outra figura também abrilhantou o show ao aparecer, de forma inesperada, na pesagem oficial, realizada na última sexta-feira (17). Com a vitória sobre Jorge Masvidal, em março de 2022, e na segunda posição do ranking dos meio-médios, Colby Covington foi escalado pela organização, sem qualquer alarde, para ser o reserva imediato de Edwards vs Usman e cumpriu sua obrigação na balança, ao se apresentar dentro do limite da divisão até 77 kg. Portanto, caso um dos atletas não possa atuar até a hora do embate, ‘Chaos’ assume tal lugar.
Mas o que importa mesmo para o público inglês é assistir Edwards, lutador da casa e campeão do UFC, em ação no evento. E ‘Rocky’ não esconde que o fato de lutar diante de sua família, dos amigos e apoiadores o fortalece. Confiante após chocar o mundo em agosto de 2022, em Utah (EUA), o britânico crava que vai nocautear Usman novamente. No duelo anterior, Leon fez um bom primeiro round, mas não conseguiu conter Kamaru nos assaltos seguintes e levou a pior. Na quinta e última parcial, o striker também estava em desvantagem, mas, quando tudo parecia perdido, não desistiu, acreditou no seu potencial e, no minuto final, acertou um chute alto no rival, em desfecho que entrou para a história. Para a trilogia, o profissional garante que vai ser dominante contra o desafeto.
Por sua vez, se enganou quem pensou que Usman perdeu confiança e passou a duvidar de seu nível de luta por conta do resultado adverso. É bem verdade que, na revanche, o nigeriano viu a rivalidade com Edwards ficar empatada, o cinturão dos meio-médios do UFC, que defendeu em cinco oportunidades, trocar de mãos, seu reinado na categoria ruir e sua invencibilidade na organização chegar ao fim. Contudo, ‘The Nigerian Nightmare’ garantiu ter assimilado o duro golpe e que se tornou um atleta ainda melhor. Inclusive, Kamaru fez questão de lembrar que, até o minuto final do segundo duelo, dominava o britânico e que o mesmo aconteceu no primeiro confronto entre eles, realizado em 2015, quando apostou no wrestling para controlar o rival e vencer por decisão unânime.
Agora, Edwards abusou do ‘trash talk’ para incomodar o oponente. Em seus ataques, o britânico duvida da recuperação completa de Usman, aposta que ele segue traumatizado pela derrota e, como o mesmo possui 35 anos, ou seja, uma idade avançada para praticar esportes de combate, promete aposentá-lo ao vencer a trilogia. Do outro lado, Kamaru não ficou quieto e também provocou o adversário. O nigeriano ignora o fato de não ser o dono do cinturão dos meio-médios do UFC, se intitula o rei da divisão, avisa que vai provar que é um artista marcial melhor do que Leon em todos os quesitos e classifica a vitória do rival como um acidente de trabalho. Para a terceira e decisiva luta entre ‘The Nigerian Nightmare’ e ‘Rocky’ no evento, a estratégia dos atletas é clara.
O britânico, que é um striker de alto nível, deve fazer de tudo para manter o combate em pé. Para ter sucesso em seu plano de jogo, o campeão dos meio-médios vai precisar mostrar evolução no wrestling defensivo para conter o ímpeto do rival. Já o nigeriano, como é um lutador mais completo, pode misturar as artes marciais, alternando níveis no duelo. Ao longo dos anos, o ex-detentor do cinturão da categoria, se notabilizou por ser um wrestler de primeira linha, porém tomou gosto por trocar golpes em pé e melhorou no setor. Mas, como foi nocauteado pelo desafeto na revanche e ganhou a primeira luta via grappling, o veterano pode optar por levar a trilogia para o solo para tentar controlar ‘Rocky’ por lá. De qualquer forma, o embate entre os profissionais é imperdível e vai ser transmitido pelo serviço de streaming ‘UFC Fight Pass’.
Confira o card completo do UFC 286:
Leon Edwards vs Kamaru Usman
Justin Gaethje vs Rafael Fiziev
Gunnar Nelson vs Bryan Barberena
Jennifer Maia vs Casey O’Neill
Marvin Vettori vs Roman Dolidze
Jack Shore vs Makwan Amirkhani
Chris Duncan vs Omar Morales
Sam Patterson vs Yanal Ashmoz
Muhammad Mokaev vs Jafel Filho
Lerone Murphy vs Gabriel ‘Mosquitinho’
Christian Leroy Duncan vs Dusko Todorovic
Malcolm Gordon vs Jake Hadley
Joanne Wood vs Luana ‘Dread’
Jai Herbert vs Ludovit Klein
Juliana Miller vs Veronica Macedo