Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Com clima hostil, Yan e Merab lutam no UFC de olho no cinturão do peso-galo

Neste sábado (11), em Las Vegas (EUA), o peso-galo (61 kg) do UFC está em destaque. No evento, Petr Yan e Merab Dvalishvili medem forças na luta principal e se o embate já é importante por si só, pois coloca frente a frente os números dois e três da categoria, respectivamente, e deixa o vencedor próximo de disputar o título da divisão, ganha ainda mais dramaticidade por existir um clima hostil entre as partes.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, Merab deixou claro seu desprezo pelo ex-campeão da categoria e prometeu lhe dar uma ‘lição de humildade’ ao dominá-lo no octógono. Por sua vez, Yan também não se mostra fã do adversário, muito menos de seu estilo de luta. Vale pontuar que muito do clima ruim envolvendo a dupla tem a ver com a questão diplomática, pois ‘The Machine’ é da Geórgia e ‘No Mercy’ representa a Rússia. Sendo assim, os tops do peso-galo do UFC indicam que vão levar tal animosidade para o confronto.

Outro ponto que torna a luta interessante é o fato de Yan já ter um histórico de rivalidade com atletas da academia ‘Serra-Longo Fight Team’. Inclusive, o russo se queixa das derrotas para Aljamain Sterling, ocorridas em 2021 e 2022. Na primeira, Petr perdeu o cinturão do peso-galo do UFC ao ser desqualificado por acertar uma joelhada ilegal no oponente e, na segunda, não concordou com os juízes laterais, que declararam ‘The Funk Master’ vencedor por decisão dividida. Como é parceiro de treino do campeão da categoria, Merab avisa que ter o amigo ao seu lado, lhe dando instruções sobre o adversário, é de extrema valia para o atual compromisso e comemora tal vantagem.

O duelo em si apresenta profissionais com reputações, estilos de luta e que vivem momentos totalmente diferentes. De um lado, Yan é ex-campeão do peso-galo do UFC, um lutador temido por conta de sua qualidade na trocação, resistência e boa defesa de queda, mas, apesar de todas as qualidades, se encontra na pior fase da carreira, com duas derrotas seguidas. Do outro, Merab é conhecido no MMA por ser um atleta que não empolga em ação, porém seus resultados são inegáveis. Atualmente, o georgiano se mostra imparável no octógono, é dono de oito vitórias consecutivas e costuma aplicar uma pressão constante nos oponentes, já que confia em seu condicionamento físico invejável e no wrestling de alto nível.

Como a luta é um clássico duelo de estilos, a estratégia que cada atleta vai usar está clara. Yan vai fazer de tudo para manter o confronto em pé, pois é bem superior ao oponente na trocação e, se conseguir frustrá-lo ao defender as tentativas de queda, pode, quem sabe, até nocautear. Por sua vez, Merab deve repetir a tática que utilizou no combate contra José Aldo. Na ocasião, ‘The Machine’ controlou o ‘Rei do Rio’ ao atuar de maneira burocrática, mas eficiente e, assim, ampliou seu retrospecto positivo no UFC. De qualquer forma, a expectativa é que o encontro entre os rivais seja uma batalha de alto nível, digna da posição de destaque que ambos ocupam no peso-galo do UFC.

Confira abaixo o card completo do UFC:

Petr Yan vs Merab Dvalishvili
Alexander Volkov vs Alexander Romanov
Nikita Krylov vs Ryan Spann
Said Nurmagomedov vs Jonathan Martinez
Vitor Petrino vs Anton Turkalj
Karl Williams vs Lukasz Brzeski
Raphael Assunção vs Davey Grant
Sedriques Dumas vs Josh Fremd
Mario Bautista vs Guido Cannetti
Ariane Lipski vs JJ Aldrich
Victor Henry vs Tony Gravely
Tyson Nam vs Bruno ‘Bulldog’
Carlston Harris vs Jared Gooden

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC