Após passar grande parte de sua carreira nas sombras de Khabib Nurmagomedov, Islam Makhachev agora tem o sinal verde para ascender rumo ao topo e brigar pelo próprio legado, em busca do título do UFC. Apontado pelo recém-aposentado campeão peso-leve (70 kg) – seu companheiro de equipe e amigo pessoal – como o próximo atleta a dominar a divisão, o russo reinicia no próximo sábado (6) sua campanha por um ‘title shot’ depois de um longo período de inatividade.
Diante do americano Drew Dober, no card principal do UFC 259, que acontece em Las Vegas (EUA), Makhachev pode alcançar sua sétima vitória consecutiva, sequência que só seria superada pelo brasileiro Charles ‘Do Bronx’, número três no ranking peso-leve. Por isso, em conversa com a imprensa durante o media day do evento, o russo demonstrou confiança de que, com mais um par de triunfos, estará apto a competir pelo título da categoria que foi dominada por seu parceiro de treinos nos últimos anos.
“Eu só preciso de mais um par de lutas (para conseguir o ‘title shot’). É isso. Agora eu sinto que estou pronto para (enfrentar) todo mundo porque toda a minha vida eu tenho treinado como um campeão. Ninguém do top 10 me causa problemas”, afirmou Islam, antes de citar contra quem gostaria de lutar caso vença seu compromisso no sábado.
“Talvez ‘RDA’ (Rafael dos Anjos) porque ele deveria ter sido meu último oponente e nós cancelamos a luta duas vezes. Talvez quem estiver livre. Talvez Tony (Ferguson). Honestamente, isso não importa. Mas se for alguém do top 5, eu vou ficar feliz”, declarou o peso-leve, recordando que esteve duas vezes escalado para enfrentar o ex-campeão peso-leve Rafael dos Anjos em 2020, mas, por problemas de saúde de sua parte, precisou se retirar dos compromissos.
Principal parceiro de treinos de Khabib Nurmagomedov, Islam Makhachev possui uma trajetória similar ao do amigo no MMA profissional, também vindo oriundo do sambo. Em 19 combates disputados, o russo saiu vencedor em 18 oportunidades, sendo derrotado apenas pelo brasileiro Adriano Martins, por nocaute, em 2015, já como atleta do UFC. Atualmente, com seis vitórias seguidas, o peso-leve ocupa a 14ª posição no ranking da categoria.