Siga-nos
Tony Ferguson marcou época no UFC ao atuar no peso-leve
Aos 40 anos de idade, o veterano quer dar continuidade à carreira dentro do UFC - Louis Grasse/Ag Fight

UFC

Com 77 kg, Tony Ferguson mira vitória convincente para ganhar sobrevida no UFC

Aos 40 anos de idade e vindo de sete derrotas consecutivas no Ultimate, Tony Ferguson entra em ação neste sábado (3), no UFC Abu Dhabi, como uma missão bem traçada: voltar a vencer de forma convincente para tentar estender sua carreira na organização. Dana White, presidente da liga, já pediu publicamente para que ‘El Cucuy’ pendurasse as luvas. O veterano, porém, acredita piamente que, entre os meio-médios (77 kg), existe uma possibilidade de retomar ao caminho das vitórias após cinco anos de resultados negativos.

Durante participação no ‘media day’ do evento, o americano, ex-campeão interino dos pesos-leves (70 kg) relembrou sua trajetória nos esportes de combate e garantiu que, com 77 kg, se sente mais confortável para voltar a competir em alto nível novamente. Ciente da situação delicada, Tony Ferguson voltou, inclusive, a realizar ‘sparrings’ de preparação durante seu camp de treinos para o duelo contra Michael Chiesa – prática comum entre os atletas, mas abandonada pelo veterano há sete temporadas.

“Tenho 40 anos de idade, p***. Venho competindo nesse esporte há muito tempo. Em todos os esportes há 35 anos. É meio louco. Competi wrestling com 74 kg e venci o TUF com 77 kg. Chiesa venceu com 70 kg. Façam as contas, não deveríamos lutar (uma categoria) abaixo. Lutei abaixo minha carreira inteira tentando ficar lá Deus sabe por quê. Com 77 kg, me sinto confortável. Não sinto que essa será minha última luta. Tenho que fazer coisas extraordinárias, é isso que estou planejando. Amo o UFC e é aqui que vou ficar. Tenho que ganhar esse direito (de permanecer). Tenho sete derrotas. Quem recebe uma oitava chance nessa situação, tirando eu? Eu nunca peço nada, mas estou pedindo para mim mesmo para ir lá e fazer a melhor performance possível para que eu possa manter meu lugar (no UFC)”, projetou Tony, de acordo com o site ‘MMA Fighting’.

Situação insustentável?

Com o revés sofrido contra Paddy Pimblett em sua última aparição, Ferguson igualou a maior sequência de derrotas seguidas da história do UFC – com sete resultados negativos, empatando com B.J. Penn. Caso tropece novamente e perca a oitava luta seguida para Chiesa, no UFC Abu Dhabi, ‘El Cucuy’, além de se isolar na liderança da estatística, pode ter seu emprego em risco na liga. Para colocar um ponto final na péssima fase, o americano precisa ‘quebrar a banca’, já que é considerado franco azarão para o combate nas principais casas de apostas.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC