Antes de lutarem no UFC 269, Charles Oliveira e Dustin Poirier, constantemente, trocaram declarações respeitosas, enaltecendo seus talentos e as respectivas trajetórias no esporte. Após o duelo realizado no último sábado (11), em Las Vegas (EUA), e que terminou com o campeão brasileiro defendendo o título do peso-leve (70 kg) pela primeira vez ao finalizar ‘The Diamond’, o clima amigável entre as partes não se perdeu.
Pelo contrário, ao que parece, o encontro que Charles e Poirier protagonizaram aproximou ainda mais os atletas e a postura da dupla em suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui, aqui, aqui e aqui) foi a prova disso. Naturalmente, ‘The Diamond’ lamentou a nova derrota que teve na segunda chance de conquistar o título linear do peso-leve do UFC. Em 2019, o americano se tornou campeão interino da categoria, porém sucumbiu diante de Khabib Nurmagomedov, também por finalização, na mesma temporada.
“Que bela jornada, os altos e baixos. Eu sou grato por tudo isso”, escreveu Poirier, em sua conta oficial no ‘Twitter’.
Ao perceber um certo desânimo na declaração de Poirier, Charles mostrou o ‘fairplay’ que as artes marciais tanto pregam e tratou de elevar a moral do americano. Tanto que o campeão do peso-leve do UFC não pensou duas vezes em enaltecer a figura de ‘The Diamond’ tanto em âmbito pessoal, quanto no profissional.
“Foi uma honra compartilhar o octógono com você. Você é um lutador admirável e uma pessoa fantástica. Obrigado”, elogiou Charles através da mesma plataforma.
Contente com o reconhecimento de Charles, Poirier agradeceu e o parabenizou pela reviravolta que este deu em sua carreira no MMA. Vale frisar que poucos fãs acreditaram que o brasileiro fosse capaz de se transformar em um lutador completo e, mais do que isso, em campeão do peso-leve do UFC. Além disso, ‘The Diamond’ reforçou sua vontade de fazer uma doação de 20 mil dólares (cerca de R$ 112 mil) para a instituição de caridade criada por ‘Do Bronx’ na cidade do Guarujá.
“Foi uma honra. Continue assim, campeão! Você mereceu tudo que você tem. Faça com que sua equipe entre em contato comigo. Vamos fazer algo de bom no Brasil”, retribuiu ‘The Diamond’.
Tocado pela demonstração de carinho por parte de Poirier, Charles agradeceu e convidou o mesmo para conhecer de perto sua obra social. A aproximação do brasileiro com o americano e o clima de respeito envolvendo os atletas fez lembrar a disputa pelo título dos meio-pesados (93 kg), realizada em outubro, entre os veteranos Glover Teixeira e Jan Blachowicz, que pareciam ser mais amigos do que propriamente oponentes.
“Não tenho nada além de respeito por você, ‘The Diamond’. Deus abençoe você e sua família. Espero que você possa visitar nosso projeto social no Brasil”, convidou o campeão do peso-leve do UFC.
Charles Oliveira, de 32 anos, vive sua melhor fase no MMA. Conhecido no esporte pelo jiu-jitsu de alto nível, o brasileiro mostrou que sua trocação também representa uma ameaça aos oponentes. Agora, ‘Do Bronx’ possui dez triunfos seguidos, sendo seis por finalização e três por nocaute. Além disso, o campeão do peso-leve do UFC é o recordista de finalizações na história da companhia (15 vezes), é o maior colecionador de bônus (18) e o lutador que mais venceu pela via rápida (18). Seu cartel profissional é composto por 32 vitórias, sendo 29 pela via rápida, oito derrotas e um ‘no contest’ (luta sem resultado).