UFC

Campeão faz cobrança pública por bandeira da Palestina no site do UFC; entenda

Filho de pais palestinos, Belal Muhammad nunca escondeu suas origens, apesar de ter nascido e sido criado nos Estados Unidos. Muito pelo contrário. Prova disso é que o campeão meio-médio (77 kg) do UFC faz questão de – mesmo sendo americano – representar a bandeira da Palestina. Este fato, inclusive, virou um tema central de uma reclamação feita pelo lutador e direcionada ao Ultimate.

Através das suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), Belal Muhammad fez uma cobrança pública ao UFC para que a bandeira da Palestina seja exposta ao lado do seu nome no site oficial da organização, assim como ocorre com os demais lutadores do plantel. Como o estado palestino ainda é um tema sensível devido à constante disputa territorial e ideológica com Israel, o campeão se antecipou e usou as próprias palavras de Dana White – presidente do Ultimate e defensor da liberdade de expressão – para reforçar sua reivindicação.

“As pessoas continuam me perguntando: ‘Onde está sua bandeira?’ E continuei recebendo múltiplas mensagens sobre isso, e eu parti do princípio que era um erro, mas ainda não foi resolvido. Então, eu vou abordá-lo e espero que Dana o aborde também, e o conserte. Porque Dana disse que ele é a favor de liberdade de expressão. Ele é a favor das pessoas apoiando quem eles querem apoiar e não silenciar ninguém. Espero que o UFC conserte esse problema e coloque minha bandeira do lado do meu nome, para que as pessoas que eu represento, as pessoas pelas quais eu luto, e as pessoas pelas quais eu treino, vejam a bandeira delas”, reivindicou Belal.

Veto às bandeiras e volta atrás

Em 2022, com a escalada no conflito entre Rússia e Ucrânia, o UFC chegou a vetar a exibição de bandeiras nos seus eventos. Porém, um ano depois, a entidade voltou atrás e liberou novamente seus lutadores a carregarem consigo as flâmulas dos países que representam.

UFC 315

Atual campeão dos meio-médios, Belal Muhammad colocará seu cinturão em jogo no próximo dia 10 de maio, em Montreal, no Canadá. Um dos protagonistas da luta principal do UFC 315, o americano de ascendência palestina terá pela frente como desafiante ao seu título o australiano Jack Della Maddalena, quarto colocado no ranking até 77 kg do Ultimate.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025