Campeão dos meio-médios (77 kg) do UFC, Leon Edwards vai colocar o título da categoria em jogo pela segunda vez contra Colby Covington, em dezembro, em Las Vegas (EUA), mas, ao mesmo tempo, se vê no centro de uma polêmica. Em atrito com Ian Machado Garry, integrante do top-10 da categoria, ‘Rocky’ explicou o motivo que levou o atleta a ser proibido de treinar na ‘Team Renegade’, academia localizada na Inglaterra, o desmentindo.
Recentemente, o irlandês informou que a razão de sua saída da academia foi porque os treinadores não queriam que Edwards, estrela dela, ficasse inseguro e duvidasse de suas habilidades com sua presença. Ciente da posição de Garry, o britânico, em entrevista à Sky Sports, discordou de forma veemente e pontuou que o verdadeiro motivo da expulsão de ‘The Future’ do time foi o fator comportamental. De acordo com ‘Rocky’, Ian faz de tudo para aparecer, algo que, segundo ele, não é bem visto por seus mentores e parceiros de treino.
“Isso é besteira. Estou no topo do meu jogo. A equipe decidiu que ele simplesmente não era adequado. Somos muito diferentes. Ele gosta de falar, é um cara das redes sociais, leva sua câmera para todos os lugares, está atrasado para os treinos. É uma cultura diferente da que temos na nossa academia. Os caras decidiram, não foi por minha causa. Desejo a ele felicidades em sua carreira, não tenho nada de bom ou ruim a dizer sobre ele. Os treinadores decidiram que ele não cabia na academia. Não foi a primeira academia da qual ele foi expulso, certo? Ele estava na América e o que aconteceu lá? A academia na Irlanda, onde ele começou, o que aconteceu lá?”, declarou o campeão do UFC.
Registro de Edwards no MMA
Leon Edwards, de 32 anos, sempre figurou na elite dos meio-médios do UFC e, finalmente, alcançou o topo da categoria em 2022. Na maior organização de MMA do mundo desde 2014, o britânico é dono de um registro com 13 vitórias, duas derrotas e um ‘no contest’ (sem resultado). Atualmente, além de liderar a divisão, ‘Rocky’ ocupa o quarto lugar no ranking peso-por-peso da companhia. Seus principais triunfos foram sobre Albert Tumenov, Donald Cerrone, Gunnar Nelson, Kamaru Usman (duas vezes), Nate Diaz, Rafael dos Anjos e Vicente Luque.