Charles Oliveira conquistou o título do peso-leve (70 kg) do UFC, em maio, em Houston (EUA), defendeu o cinturão da categoria pela primeira vez, em dezembro, em Las Vegas, e, empolgado com sua grande fase na carreira, já adiantou que projeta mais conquistas na companhia. Motivado pelo sucesso na atual divisão, ‘Do Bronx’ surpreendeu e revelou que pode atuar tanto no peso-pena (66 kg), quanto nos meio-médios (77 kg).
Em entrevista ao site ‘MMA Fighting’, o brasileiro, que atingiu um patamar diferenciado na modalidade ao dominar Tony Ferguson, nocautear Michael Chandler e finalizar Dustin Poirier, em sequência, indicou que pode continuar chocando parte da comunidade dos esportes de combate. Dono do cinturão do peso-leve do UFC, Charles mostrou interesse em também ser campeão do peso-pena e dos meio-médios.
Na categoria, dominada por Alexander Volkanovski, ‘Do Bronx’ atuou durante o período de 2012 até 2016 e sofreu nela. Ao todo, o paulista disputou 12 lutas, venceu sete, perdeu cinco vezes, apresentou problemas com a balança em quatro oportunidades e, com isso, o UFC o forçou a subir de peso. Na divisão cujo rei é Kamaru Usman, o especialista em jiu-jitsu possui aparições em seu início de carreira e soma três triunfos. Como ostenta o cinturão do peso-leve, Charles sinaliza que pode furar a fila do peso-pena e dos meio-médios para desafiar os campeões, algo bastante comum na companhia.
“Achei mesmo que não podia mais bater o peso dos penas, mas, nesse último corte de peso, estava bem perto de 70 kg antes da luta com esse trabalho que estamos fazendo, com muita água no corpo. Acredito que posso facilmente lutar nos penas. Se eu tivesse a oportunidade de ir direto para o cinturão, desceria para lutar. Além disso, se eu tivesse a oportunidade de ir direto para o cinturão dos meio-médios, também subiria para lutar, mas acredito que é mais viável descer para os penas, em vez de subir para os meio-médios neste momento. Um brasileiro ser campeão de duas categorias seria incrível”, declarou o campeão do UFC.
Charles Oliveira, de 32 anos, vive sua melhor fase no MMA. Conhecido no esporte pelo jiu-jitsu de alto nível, o brasileiro mostrou que sua trocação também representa uma ameaça aos oponentes. Atualmente, ‘Do Bronx’ é o campeão do peso-leve do UFC, é o dono da quinta posição no ranking peso-por-peso da companhia e possui dez triunfos seguidos, sendo seis por finalização e três por nocaute. Além disso, o paulista é o recordista de finalizações na história da empresa (15 vezes), é o maior colecionador de bônus (18) e o lutador que mais venceu pela via rápida (18). Seu cartel profissional é composto por 32 vitórias, sendo 29 pela via rápida, oito derrotas e um ‘no contest’ (luta sem resultado).