Siga-nos
Brendan Allen (à direita) e Chris Curtis trocam golpes na luta principal do UFC Vegas 90.
Allen (à direita) ampliou sua sequência de vitórias no peso-médio do UFC - Louis Grasse/AgFight

UFC

Brendan Allen se vinga de Chris Curtis em revanche eletrizante no UFC Vegas 90

Dois anos e quatro meses depois, Brendan Allen conseguiu vingar a derrota sofrida no primeiro duelo contra Chris Curtis. Neste sábado (6), ‘All In’, como é conhecido, superou ‘The Action Man’, por decisão dividida dos juízes, na luta principal do UFC Vegas 90.

A revanche entre os pesos-médios (84 kg) foi eletrizante durante os cinco rounds disputados. Os dois atletas tiveram bons momentos no combate, muitas vezes no mesmo assalto, o que explica talvez a dificuldade na pontuação e a falta de unanimidade entre os juízes laterais no resultado das papeletas.

Com o resultado, além de vingar sua última derrota na carreira, que tinha acontecido justamente diante de Chris Curtis, em dezembro de 2021, Brendan Allen chega à sétima vitória consecutiva no Ultimate. Atual sexto colocado no ranking peso-médio do UFC, o americano agora se aproxima de vez do topo da categoria e passa a sonhar com uma possível oportunidade de disputar o cinturão até 84 kg da organização.

A luta

Após um breve período de trocação, Brendan buscou a luta agarrada e rapidamente chegou nas costas do seu adversário. Com uma defesa muito ajustada, Curtis se desvencilhou da posição desfavorável. Mesmo com a luta novamente em pé, o faixa-preta de jiu-jitsu conectou os melhores golpes. Motivado pelas palavras do seu corner, Chris voltou melhor para o segundo assalto. Por sua vez, Allen – apesar de não conseguir levar o confronto para o solo – manteve um bom nível na trocação, surpreendendo o striker com ataques certeiros.

O terceiro round foi eletrizante. Depois de uma dedada no olho involuntária aplicada por Brendan, os lutadores partiram para a trocação franca e Chris balançou seu oponente ao conectar potentes golpes. Pressentindo o perigo, Allen agarrou o rival e chegou facilmente às costas de Curtis, mas não conseguiu progredir para finalizar o duelo.

Com Curtis melhor na luta em pé e sob orientação do corner, Allen aplicou uma queda e chegou nas costas novamente. Porém, mais uma vez, Curtis defendeu e se livrou da posição. O cenário parecia se repetir no minuto final, mas Brendan impediu a movimentação do rival e avançou para a montada. Porém o tempo não permitiu que ele tentasse terminar com a disputa.

Ciente da intenção do oponente de levar o combate para o solo, Curtis acertou uma boa joelhada de encontro no começo do último round, quando Allen buscava uma queda. Fiel à estratégia, Allen conseguiu aplicar uma queda e pegar as costas, mas, incrivelmente, Chris se desvencilhou mais uma vez. Nos segundos finais, Curtis sentiu a coxa e Allen aproveitou para atingi-lo com bons ataques na trocação.

Confira os resultados do UFC Vegas 90

Brendan Allen venceu Chris Curtis por decisão dividida dos juízes;
Damon Jackson venceu Alexander Hernandez por decisão dividida dos juízes;
Jose Mariscal venceu Morgan Charriere por decisão dividida dos juízes;
Ignacio Bahamondes venceu Christos Giagos por nocaute;
Charlie Campbell venceu Trevor Peek por decisão unânime dos juízes;
Alex Morono venceu Court McGee por decisão unânime dos juízes;
Lucasz Brzeski venceu Valter Walker por decisão unânime dos juízes;
Norma Dumont venceu Germaine de Randamie por decisão unânime dos juízes;
Victor Hugo venceu Pedro Falcão por decisão unânime dos juízes;
Jean Matsumoto venceu Dan Argueta por finalização;
César Almeida venceu Dylan Budka por nocaute técnico;
Nora Cornolle venceu Melissa Mullins por nocaute técnico.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC