Siga-nos
Natassia Del Fischer/PxImages

UFC

Blachowicz mira retorno em março de 2021 e deixa decisão sobre rival para o UFC

Coroado como novo campeão dos meio-pesados (93 kg) em setembro deste ano, após nocautear Dominick Reyes no UFC 253, Jan Blachowicz tem duas opções de adversários para sua primeira defesa de título: Israel Adesanya, atual soberano dos pesos-médios (84 kg), e Glover Teixeira, primeiro colocado no ranking até 93 kg do Ultimate. Disposto a medir forças contra ambos, o polonês fez apenas uma exigência, a data do confronto, mas deixou a escolha do oponente nas mãos da entidade.

Com um bebê a caminho, Blachowicz pretende aproveitar os próximos meses junto à família e, por isso, recusou a oferta inicial do UFC por uma disputa contra o campeão dos médios ainda neste ano. Além da chegada do herdeiro, o polonês pode ver seus treinos serem atrapalhados por um possível ‘lockdown’ no seu país, em razão da segunda onda de contágio do COVID-19 que parece afligir a Europa.

Diante deste cenário, Jan projeta seu retorno ao octógono do Ultimate, a fim de defender pela primeira vez o cinturão dos meio-pesados, para março de 2021. A partir desta data, o campeão afirma que estará preparado para encarar Adesanya ou Glover, dependendo da decisão final do UFC sobre o assunto.

“Eu fiquei um pouco surpreso (quando ofereceram Adesanya), mas eu já sabia que não podia aceitar. Eu disse: ‘Ok, não em problema, eu posso lutar contra ele, mas não em dezembro. Eu posso lutar contra ele em março, ele ou Glover'”, contou Blachowicz, antes de continuar.

“Eu gosto de ambos. Os dois são lutadores muito bons, então vai ser uma honra lutar contra Israel ou Glover. Vamos ver o que o UFC me dá. Vou estar pronto para todo mundo, então não importa (quem eles vão escolher). Vamos ver”, declarou o campeão meio-pesado do UFC, em entrevista ao site ‘MMA Junkie’.

Apesar de deixar a escolha entre Glover e Adesanya como próximo oponente para o UFC, Blachowicz destacou que ambos trazem aspectos interessantes para uma possível disputa. O brasileiro, em sua visão, merece o ‘title shot’ pela trajetória de recuperação nos últimos anos, similar a vivida pelo próprio polonês recentemente. Já um confronto contra o nigeriano pode dar ao lutador europeu a oportunidade de ser o primeiro a derrotar o invicto campeão dos médios.

“Ambos possuem algo que eu gostaria de saber. Glover está na minha categoria, ele está no mesmo lugar que eu estive antes. Então, ele merce um title shot, mas também é bom lutar contra alguém como Israel. Ser o primeiro a vencê-lo. Isso também seria um prazer para mim, então vamos ver”, analisou Jan, antes de completar.

“Porque ele (Adesanya) se lembrará de mim para o resto de sua vida. Quando eu vencê-lo, ele vai ter esse (cartel de) 20-1, e eu vou ser para sempre o primeiro a superá-lo. É muito bom vencer alguém pela primeira vez na vida dele”, concluiu.

No MMA profissional desde 2007, Jan Blachowicz soma 27 vitórias e oito derrotas na carreira. Em suas últimas nove lutas, o polonês venceu oito e só foi derrotado pelo brasileiro Thiago ‘Marreta’, em fevereiro do ano passado.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC