Por mais que seja um lutador de MMA folclórico, Derrick Lewis mostra que precisa ser levado a sério no octógono. No último evento do UFC na temporada 2021, realizado em dezembro, em Las Vegas (EUA), ‘The Black Beast’ massacrou Chris Daukaus, no primeiro round, e se tornou o maior nocauteador da história da organização. Com isso, o americano se aproximou de disputar o título da categoria novamente, mas, apesar do sucesso do profissional, ‘Big’ John McCarthy diminuiu as expectativas quanto ao seu futuro no esporte.
Em seu podcast ‘Weighing In’, o ex-árbitro e atual comentarista reconheceu que Lewis reúne qualidades que o tornam um peso-pesado ameaçador, mas, ao mesmo tempo, afirmou que sua posição no UFC é clara. Apesar de ‘The Black Beast’ ser popular e presença constante no top-5 da categoria, McCarthy aponta que o lutador aposta em sua trocação brutal nos combates, porque deixa a desejar nas demais áreas.
Como Lewis já disputou o título linear e o cinturão interino do peso-pesado do UFC e foi derrotado, a última sendo dominado por Ciryl Gane ao atuar em Houston (EUA), sua casa, o veterano dos esportes de combate cravou que o mesmo jamais será campeão da categoria. McCarthy admitiu que o lutador é um bom competidor, mas frisou que o máximo que pode fazer é surpreender e impedir o avanço na divisão de atletas apontados como favoritos pelas casas de apostas.
“Lewis é um guardião da categoria. Ele recebeu duas chances de disputar o título. Uma contra Cormier e perdeu. Ele lutou pelo cinturão interino contra Gane e perdeu. Lewis pode lutar, é forte e tem certos aspectos no jogo de luta nos quais é incrivelmente poderoso. Seu ‘ground and pound’ é cruel”, declarou o veterano dos esportes de combate.
“Ele é muito forte, mas lutadores técnicos vão lhe dar trabalho. Será que algum dia ele será aquele cara que vai ser campeão? Acho que não. Não acho que ele tenha isso. Se você é o UFC, diz que quem derrotar Lewis estará no nível superior dos caras que pensamos em colocar em lutas pelo título. Se você não puder, isso diz algo sobre você”, concluiu.
Derrick Lewis, de 36 anos, se recuperou da dura derrota que sofreu para Ciryl Gane ao massacrar Chris Daukaus rapidamente. Com o resultado, o americano se tornou o lutador que mais venceu por nocaute na história do UFC (13 vezes).
Agora, ‘The Black Beast’ se encontra em terceiro lugar no ranking do peso-pesado do UFC e se coloca à disposição para disputar o título da categoria pela terceira vez. Seus triunfos de maior destaque foram sobre Alexander Volkov, Alexey Oleynik, Blagoy Ivanov, Chris Daukaus, Curtis Blaydes, Francis Ngannou, Gabriel ‘Napão’, Marcin Tybura, Roy Nelson, Shamil Abdurakhimov e Travis Browne.