Siga-nos
Matt Davies/PxImages

UFC

Assim como Khabib, Makhachev revela pedido de sua mãe por aposentadoria do MMA

Em outubro de 2020, Khabib Nurmagomedov pegou o mundo dos esportes de combate de surpresa ao anunciar sua aposentadoria logo após derrotar Justin Gaethje e defender o título dos pesos-leves (70 kg) do Ultimate. À época, o russo havia recentemente perdido seu pai, Abdulmanap, vítima de COVID-19, e decidiu se afastar do esporte após ter prometido à sua mãe. Três anos depois, Islam Makhachev,  seu pupilo, também atual detentor do cinturão até 70 kg do UFC, se encontra em situação similar.

Em entrevista ao canal do ‘UFC Rússia’, o wrestler do Daguestão revelou que sua matriarca não possui tanta afinidade com o mundo das lutas e, por conta disso, pediu para que Makhachev pendurasse as luvas depois que se tornou campeão, em outubro de 2022, quando finalizou Charles ‘Do Bronx’. No entanto, Islam destacou que, no momento, independentemente da opinião da mãe, ainda enxerga metas a serem conquistadas em sua carreira.

“Temos mulheres duronas no Daguestão, algumas assistem às lutas. Minha mãe não é assim, ela não consegue assistir. Ela não gosta de ver pessoas batendo umas nas outras. Quando cheguei em casa, tinha muitas pessoas. Ela chegou em mim e disse: ‘Você é o campeão agora. Encerre a carreira. O Khabib ouviu a mãe dele, quando você vai ouvir a sua?’ (risos). Eu disse a ela que o Khabib defendeu o título, e eu preciso fazer o mesmo. É um assunto delicado para a minha mãe. Com meu pai, é o oposto. Ele vê todas as lutas”, declarou Makhachev.

No dia 11 de fevereiro, Islam protagonizou uma superluta contra o campeão peso-pena (66 kg), Alexander Volkanovski, no UFC 284, com sede na Austrália. Após um confronto equilibrado e 25 minutos de disputa, o russo foi apontado como o vencedor por decisão unânime e defendeu de forma bem-sucedida seu reinado na categoria até 70 kg – impedindo ‘The Great’ de se tornar bicampeão simultâneo.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC