Nem mesmo a vitória sobre Don’Tale Mayes, que encerrou uma sequência de quatro derrotas, foi capaz de garantir a permanência de Augusto Sakai no UFC. De acordo com o perfil ‘UFC Roster Watch’, do ‘Twitter’, que é dedicado especificamente às movimentações ocorridas no plantel do principal evento de MMA do mundo, o peso-pesado brasileiro teve seu nome retirado do elenco de atletas do Ultimate.
Vindo da versão brasileira do programa ‘Contender Series’, Sakai iniciou sua trajetória no UFC de forma promissora, com quatro vitórias consecutivas, chegando inclusive a integrar o top 15 da divisão dos pesados. Porém, depois dos bons resultados iniciais, o curitibano entrou em uma preocupante má fase, sofrendo quatro derrotas por nocaute seguidas, o que colocou em risco sua permanência no Ultimate.
Com mais uma luta prevista em seu contrato, o peso-pesado conseguiu se recuperar e vencer Don’Tale Mayes em fevereiro deste ano, para interromper a sequência negativa e voltar à coluna das vitórias. Após “tirar um peso das costas”, Sakai chegou a se emocionar e prever um possível interesse do UFC em renovar seu contrato, mas aparentemente não foi este o caso.
Agora livre no mercado, Augusto Sakai pode receber ofertas de outras organizações rivais do UFC. O brasileiro, inclusive, já coleciona uma passagem pelo Bellator, antes de sua trajetória no Ultimate, e pode voltar para a antiga casa, que tem atualmente Ryan Bader como o campeão da divisão dos pesados. Com um cartel de 16 vitórias, 11 delas por nocaute, cinco derrotas e um empate, não deve ser difícil para o curitibano encontrar um novo lar.