Siga-nos

UFC

Após cinco cancelamentos, Tony Ferguson ainda mira confronto com Khabib no UFC

Tony Ferguson e Khabib Nurmagomedov já estiveram perto de se enfrentar no UFC por cinco vezes, porém o duelo foi cancelado em todas as ocasiões. No entanto, isso não parece desanimar o americano, que adiantou em entrevista à ‘ESPN’ americana ter certeza de que ainda enfrentará o russo em algum momento.

O último confronto entre os lutadores havia sido marcado para maio deste ano, porém o russo não pôde sair do seu país natal devido à pandemia de coronavírus e foi substituído por Justin Gaethje, que nocauteou Ferguson, pondo fim à invencibilidade de 12 lutas de ‘El Cucuy’ no UFC. Com isso, Gaethje conquistou o cinturão interino dos pesos-leves (70 kg) e se credenciou para enfrentar Khabib, o campeão linear da divisão, em disputa válida pela unificação dos cinturões da categoria, que ocorre no próximo sábado (24), na ‘Ilha da Luta’ em Abu Dhabi (EAU). No entanto, para Ferguson, isso não significa que ele perdeu a chance de enfrentar o russo.

“Vejo medo na voz dele se ele acha que precisa falar mal das pessoas. Ele não pode colocar essa m*** na minha cabeça. Vou lutar contra Khabib em algum momento. Ele vai me ver antes de se aposentar, vamos deixar isso claro. Acho que todo mundo está me descartando depois de uma derrota e f***-se eles. Os fãs casuais estão tentando, mas os meus fãs são mais radicais e são demais. Eles sabem muito. Meu valor é demais”, disse o lutador.

Enquanto Ferguson parece confiante de que o confronto ocorrerá, o mesmo não pode ser dito do russo. Apesar de nunca terem se enfrentado, os lutadores nutrem uma certa rivalidade e Khabib chegou a dizer recentemente que o americano estava acabado após perder para Gaethje e que ele entraria em declínio. Em contrapartida, ‘El Cucuy’ afirmou que sua carreira realmente irá mudar, mas para melhor.

“Aprendi muito sobre mim nessa luta. Aprendi que não vou me colocar naquela posição de novo, para sofrer danos assim. Eu queria ver o quão duro eu era e agora descobri. As pessoas têm medo de fazer isso, então aprendi como trabalhar muito melhor e com mais eficiência”, afirmou o americano.

Contudo, Ferguson parece não ter muito tempo para cumprir seu objetivo de enfrentar Khabib, uma vez que o campeão dos pesos-leves do Ultimate revelou que sua aposentadoria está próxima. Dessa forma, talvez sua melhor chance de conseguir o que quer seja enfrentando Michael Chandler, ex-campeão peso-leve do Bellator que está atualmente na ‘Ilha da Luta’ para servir de reserva para o evento principal dos leves. Mas, supondo que seus serviços não sejam necessários neste fim de semana, há rumores de que o Ultimate está planejando uma luta entre Chandler e Ferguson para o final deste ano. E, apesar de não parecer empolgado para enfrentar um estreante do UFC, Ferguson afirmou que lutará com quem Dana White escolher.

“Michael Chandler ainda não conquistou o topo, mas se Dana White quer que eu lute com ele, você me conhece: calço as botas e vou trabalhar. Quando teve a COVID, ganhei peso e fui trabalhar. Houve um momento, 72 horas, era eu, Dana, Sean Shelby e minha esposa, apenas tentando fazer aquela m*** acontecer. Se eu não tivesse lutado, quantas pessoas não teriam sido pagas? Eu quero lutar? Sim. Eu quero lutar em dezembro. Estou treinando pra c***. Vamos. Mas não acho que alguém que nem mesmo pertence a este lugar deva receber mais do que eu. É isso que eu estou dizendo”, finalizou.

Tony Ferguson segue à espera de um novo rival, após ter fracassada uma negociação para encarar Dustin Poirier, no UFC 254. O americano está no MMA profissional desde 2008 e possui 25 vitórias e quatro derrotas na carreira. Já Khabib, que também está no MMA profissional desde 2008, possui 28 vitórias em sua carreira ainda sem derrotas. A última vez que o russo atuou foi em setembro de 2019, quando finalizou Dustin Poirier, em sua segunda defesa de cinturão.

Mais em UFC