UFC

Amanda Lemos mostra garra, mas é dominada por campeã dos palhas no UFC 292

Amanda Lemos resistiu como pôde, mas não conseguiu alcançar o lugar mais alto do peso-palha (52 kg) do UFC. Neste sábado (19), em Boston (EUA), a brasileira enfrentou a campeã Zhang Weili e sucumbiu no octógono. É bem verdade que a paraense impressionou pela demonstração de garra no combate, porém sofreu na maior parte dos 25 minutos de ação e levou a pior por pontos.

Com a dura derrota, Amanda viu sua sequência de duas vitórias chegar ao fim. Agora, para ter uma nova chance de disputar o cinturão dos palhas do UFC, a brasileira vai ter que refazer seu caminho em uma categoria que se renova de forma constante. Por sua vez, Zhang defendeu o título da divisão pela primeira vez em seu segundo reinado e provou ser uma das melhores lutadoras da história do peso.

Amanda Lemos, de 35 anos, é uma das lutadoras mais temidas da categoria por conta de seu poder de nocaute e porte físico. No MMA desde 2014, a paraense construiu um cartel composto por 13 vitórias, três derrotas e um empate. Seus principais triunfos foram sobre Angela Hill, Marina Rodriguez e Michelle Waterson.

A luta

Logo no início do duelo, Zhang surpreendeu Amanda e a derrubou. Por baixo, a brasileira buscou se defender, travando a luta. Em vantagem no cage, a chinesa controlou a paraense e aplicou um ground and pound pesado. Por um momento, Amanda quase chocou o mundo com um triângulo de mão justo, mas a chinesa resistiu e se defendeu. Na sequência, foi a vez de Zhang maltratar Amanda com mais ataques no solo.

No segundo round, Amanda voltou disposta a agredir a chinesa em pé e acertou dois bons socos. Contudo, experiente em lutas importantes, Zhang não se abalou e, rapidamente, quedou a brasileira. Novamente em vantagem, a asiática dominou a paraense e a puniu com socos e cotoveladas. O assalto foi igual ao anterior, mas sem o momento agudo de Amanda.

No terceiro assalto, as atletas trocaram golpes em pé, mas, sem titubear, Zhang derrubou a brasileira. Por cima, a chinesa aproveitou o cansaço de Amanda e a desgastou ainda mais. Na base da força, a paraense conseguiu se levantar, mas não ameaçou a oponente.

No quarto round, Amanda conseguiu manter o combate em pé por mais tempo e, na trocação, assustou a chinesa em duas oportunidades. Ciente do perigo que a brasileira representa em pé, Zhang a derrubou com facilidade e, novamente, quase foi finalizada. Com a luta de volta em pé, Amanda levou perigo para a asiática com seu poder no final da parcial.

No quinto e último round, Amanda recebeu um potente golpe e desabou no solo. Mesmo abalada, a brasileira tentou finalizar Zhang, mas perdeu a posição e acabou recebendo mais golpes pesados. Apesar da situação delicada no duelo, a paraense não se entregou. Dominando as ações, a asiática castigou Amanda com socos e cotoveladas. No solo, brasileira resistiu como pôde e conseguiu sobreviver. Ao final dos 25 minutos de luta, Zhang defendeu seu cinturão do UFC.

Resultados do UFC 292:

Zhang Weili venceu Amanda Lemos por decisão unânime;

Ian Machado Garry venceu Neil Magny por decisão unânime;

Mario Bautista venceu Da’Mon Blackshear por decisão unânime;

Marlon Vera venceu Pedro Munhoz por decisão unânime;

Brad Tavares venceu Chris Weidman por decisão unânime;

Gregory ‘Robocop’ nocauteou Denis Tiuliulin no 1º round;

Kurt Holobaugh finalizou Austin Hubbard no 2º round;

Brad Katona venceu Cody Gibson por decisão unânime;

Andre Petroski venceu Gerald Meerschaert por decisão dividida;

Natália Silva venceu Andrea Lee por decisão unânime;

Karine ‘Killer’ finalizou Maryna Moroz no 1º round.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024