Amanda Lemos resistiu como pôde, mas não conseguiu alcançar o lugar mais alto do peso-palha (52 kg) do UFC. Neste sábado (19), em Boston (EUA), a brasileira enfrentou a campeã Zhang Weili e sucumbiu no octógono. É bem verdade que a paraense impressionou pela demonstração de garra no combate, porém sofreu na maior parte dos 25 minutos de ação e levou a pior por pontos.
Com a dura derrota, Amanda viu sua sequência de duas vitórias chegar ao fim. Agora, para ter uma nova chance de disputar o cinturão dos palhas do UFC, a brasileira vai ter que refazer seu caminho em uma categoria que se renova de forma constante. Por sua vez, Zhang defendeu o título da divisão pela primeira vez em seu segundo reinado e provou ser uma das melhores lutadoras da história do peso.
Amanda Lemos, de 35 anos, é uma das lutadoras mais temidas da categoria por conta de seu poder de nocaute e porte físico. No MMA desde 2014, a paraense construiu um cartel composto por 13 vitórias, três derrotas e um empate. Seus principais triunfos foram sobre Angela Hill, Marina Rodriguez e Michelle Waterson.
A luta
Logo no início do duelo, Zhang surpreendeu Amanda e a derrubou. Por baixo, a brasileira buscou se defender, travando a luta. Em vantagem no cage, a chinesa controlou a paraense e aplicou um ground and pound pesado. Por um momento, Amanda quase chocou o mundo com um triângulo de mão justo, mas a chinesa resistiu e se defendeu. Na sequência, foi a vez de Zhang maltratar Amanda com mais ataques no solo.
No segundo round, Amanda voltou disposta a agredir a chinesa em pé e acertou dois bons socos. Contudo, experiente em lutas importantes, Zhang não se abalou e, rapidamente, quedou a brasileira. Novamente em vantagem, a asiática dominou a paraense e a puniu com socos e cotoveladas. O assalto foi igual ao anterior, mas sem o momento agudo de Amanda.
No terceiro assalto, as atletas trocaram golpes em pé, mas, sem titubear, Zhang derrubou a brasileira. Por cima, a chinesa aproveitou o cansaço de Amanda e a desgastou ainda mais. Na base da força, a paraense conseguiu se levantar, mas não ameaçou a oponente.
No quarto round, Amanda conseguiu manter o combate em pé por mais tempo e, na trocação, assustou a chinesa em duas oportunidades. Ciente do perigo que a brasileira representa em pé, Zhang a derrubou com facilidade e, novamente, quase foi finalizada. Com a luta de volta em pé, Amanda levou perigo para a asiática com seu poder no final da parcial.
No quinto e último round, Amanda recebeu um potente golpe e desabou no solo. Mesmo abalada, a brasileira tentou finalizar Zhang, mas perdeu a posição e acabou recebendo mais golpes pesados. Apesar da situação delicada no duelo, a paraense não se entregou. Dominando as ações, a asiática castigou Amanda com socos e cotoveladas. No solo, brasileira resistiu como pôde e conseguiu sobreviver. Ao final dos 25 minutos de luta, Zhang defendeu seu cinturão do UFC.
Resultados do UFC 292:
Zhang Weili venceu Amanda Lemos por decisão unânime;
Ian Machado Garry venceu Neil Magny por decisão unânime;
Mario Bautista venceu Da’Mon Blackshear por decisão unânime;
Marlon Vera venceu Pedro Munhoz por decisão unânime;
Brad Tavares venceu Chris Weidman por decisão unânime;
Gregory ‘Robocop’ nocauteou Denis Tiuliulin no 1º round;
Kurt Holobaugh finalizou Austin Hubbard no 2º round;
Brad Katona venceu Cody Gibson por decisão unânime;
Andre Petroski venceu Gerald Meerschaert por decisão dividida;
Natália Silva venceu Andrea Lee por decisão unânime;
Karine ‘Killer’ finalizou Maryna Moroz no 1º round.