Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Algoz do campeão, Pantoja busca nova vitória por chance de lutar pelo título do UFC

Último atleta a vencer Brandon Moreno, atual campeão peso-mosca (57 kg) do UFC, Alexandre Pantoja pode, neste sábado (21), dar mais um passo em direção a um reencontro com o lutador mexicano dentro do octógono, desta vez com o cinturão da categoria em jogo. Pelo card principal do UFC Vegas 34, o brasileiro medirá forças com o americano Brandon Royval, em duelo que deve aproximar o vencedor de um futuro ‘title shot’.

Terceiro colocado no ranking da divisão até 57 kg do Ultimate, Pantoja tem à sua frente na classificação dois atletas que já o venceram recentemente – Deiveson Figueiredo e Askar Askarov -, o que pode atrapalhar seus planos de pleitear a vaga de próximo desafiante ao título da categoria. Por outro lado, o brasileiro tem a seu favor, além da vitória sobre Moreno em maio de 2018, o fato de ter também superado o mexicano na 24ª edição do reality show ‘The Ultimate Fighter’, dois anos antes, quando ambos ainda batalhavam para conquistar um contrato com o UFC.

Com o histórico positivo diante do atual campeão da categoria, somado a uma possível vitória sobre Brandon Royval neste sábado, Pantoja se colocaria em condições de pleitear uma ‘furada de fila’ sobre Deiveson e Askarov e, quem sabe, ser o adversário de Moreno na primeira defesa de título do mexicano. Para isso, obviamente, um triunfo convincente sobre Royval é imperativo.

Retornando de longo hiato provocado por uma lesão no ombro, que o levou à mesa de cirurgia, Brandon Royval chega para o duelo contra Alexandre Pantoja com o objetivo de retomar a boa fase vivida por ele antes de ser derrotado por seu xará mexicano em novembro do ano passado, justamente no combate no qual se machucou. Antes de ter sua sequência positiva interrompida por Moreno, Royval ostentava quatro triunfos consecutivos, dois deles já como atleta do UFC, e era constantemente apontado como uma das apostas para o futuro da divisão.

O americano, que ocupa atualmente a sexta colocação no ranking dos moscas, chama a atenção por apresentar boa técnica na trocação, especialmente com golpes oriundos do boxe, aproveitando-se de sua envergadura acima da média para a categoria. Mas, se na luta em pé Royval tem boas armas, é no chão onde ‘Raw Dawg’ demonstra toda sua habilidade e consegue seus melhores resultados, tendo conquistado oito das 12 vitórias até aqui na carreira por finalização.

Além do importante confronto entre os pesos-moscas, o UFC Vegas 34 terá como grande atração o duelo entre Jared Cannonier e Kelvin Gastelum, válido pela divisão dos médios (84 kg). Recuperado de uma fratura no braço sofrida na derrota para Robert Whittaker, em outubro do ano passado, Cannonier vai em busca da recuperação após ver sua sequência de três vitórias ser interrompida pelo ex-campeão da categoria, a fim de provar que pode ser um postulante à vaga de desafiante ao título.

Por sua vez, Gastelum encara o confronto contra ‘The Killa Gorilla’ disposto a frear sua queda no ranking da categoria. Uma vez desafiante ao cinturão interino dos médios – quando travou uma verdadeira guerra contra Israel Adesanya, sendo no final superado pelo nigeriano -, o americano soma três derrotas e apenas um triunfo desde então, e corre o risco de deixar o top 10 da divisão em caso de novo revés, afastando de vez suas chances por um ‘title shot’.

Outro destaque, especialmente para o público do Brasil, no evento deste sábado será a peleja entre Josiane Nunes e Bea Malecki, pelo peso-galo (61 kg) feminino. Debutante no octógono mais famoso do mundo, a brasileira encara a invicta sueca no card preliminar do show e precisará superar a grande desvantagem na altura – de cerca de 20 cm – em relação à sua adversária, se quiser estrear com o pé direito na organização.

Confira o card completo do UFC Vegas 34:

Jared Cannonier vs. Kelvin Gastelum
Clay Guida vs. Mark Madsen
Chase Sherman vs. Parker Porter
Vinc Pichel vs. Austin Hubbard
Alexandre Pantoja vs. Brandon Royval
Trevin Jones vs. Saidyokub Kakhramonov
Austin Lingo vs. Luis Saldana
Brian Kelleher vs. Domingo Pilarte
Bea Malecki vs. Josiane Nunes
William Knight vs. Fabio Cherant
Roosevelt Roberts vs. Ignacio Bahamondes
Sasha Palatnikov vs. Ramiz Brahimaj

Mais em UFC