UFC
Alex Poatan explica polêmica com Ankalaev no UFC e dispara: “Ele não quis lutar comigo”
-
por
Gaspar Bruno
O anúncio do combate entre Alex Pereira e Khalil Rountree Jr pelo cinturão dos meio-pesados (93 kg) causou uma grande polêmica entre fãs e atletas. Afinal de contas, o americano, apenas o oitavo colocado do ranking, ganhou o sonhado ‘title shot’ antes de competidores mais bem ranqueados. O principal deles provavelmente é Magomed Ankalaev, segundo colocado da categoria e embalado por uma série de 12 lutas sem derrotas. Mas em meio a inúmeras críticas e acusações de tratamento privilegiado do Ultimate, ‘Poatan’ resolveu abrir o jogo e acusou o prospecto russo de recusar um confronto direto pelo título.
Através de seu próprio canal no Youtube (clique aqui), o campeão brasileiro destacou seu interesse em se testar contra Ankalaev. De acordo com sua versão, Poatan teria informado seu desejo de duelar contra o wrestler russo para a alta cúpula do UFC. Entretanto, por algum motivo não revelado, Magomed teria recusado o posto de próximo desafiante ao cinturão. O representante do Daguestão, que foi escalado para enfrentar Aleksandar Rakic, chegou a alfinetar Alex Pereira recentemente, o classificando como um “covarde”.
“Muitas pessoas me perguntam. Eu sempre quis lutar com o Ankalaev, joguei isso para a organização, deixei bem claro (meu desejo). Mas o Ankalaev não quis lutar comigo. Eu não sei o motivo. Se é onde iria lutar, se ele não queria lutar. Ele não é campeão e não está na posição de escolher nada. É a oportunidade que aparece e ele não quis aproveitar. Ele tem os motivos dele, eu não sei quais são. Mas venho aqui falar para vocês que não tenho medo de ninguém. Todo mundo sabe da minha história, tudo que já fiz, quem já enfrentei, não só no MMA, mas também no kickboxing. Venho fazendo um excelente trabalho. É óbvio que quero lutar com esse cara, sou um cara competitivo. Não só lidando com emoção, mas com a razão de estar treinando bem, de estar aprendendo e evoluindo a cada dia, mostrar isso para os meus fãs. É isso que posso fazer, mas acho que ele dificultou as coisas. Mas uma hora eu encontro ele”, destacou o striker paulista.
Críticas e defesas
Desde que o combate entre Poatan e Khalil foi oficializado, três ex-campeões e antigos adversários rivais do brasileiro criticaram abertamente a movimentação do UFC: Jamahal Hill, Jiri Prochazka e Jan Blachowicz. Em meio a uma enxurrada de comentários negativos, Dana White se posicionou, explicando os critérios adotados para a realização do duelo. Outro que veio a público minimizar a situação foi Rountree Jr, que projetou que seu embate com o campeão proporcionará uma luta eletrizante para os fãs de MMA, já que ambos são especialistas na trocação.
Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.