Uma das maiores rivalidades do grappling terá, enfim, seu quarto capítulo. Desafetos de longa data, Gordon Ryan e Felipe Pena medirão forças na edição de 2024 do ADCC, programada para os dias 17 e 18 de agosto, em Las Vegas (EUA). Os competidores se enfrentam em uma ‘superluta’ organizada pela alta cúpula do evento – conhecido como o torneio de submission mais tradicional do planeta.
A novidade foi divulgada através das redes sociais do ADCC na última segunda-feira (24). Com um vídeo estilizado com declarações polêmicas de ambas as partes, assim como momentos de confrontos anteriores da dupla (veja abaixo ou clique aqui), o evento anunciou o duelo de destaque para os fãs da luta agarrada.
“ADCC 2024: Superluta Gordon Ryan vs Felipe Pena. No dia 17 de agosto nós veremos a quarta luta de uma das maiores rivalidades do jiu-jitsu, que já dura mais de oito anos. Pena está escalado para competir na categoria acima de 99 kg, assim como no absoluto. Gordon está escalado para enfrentar Pena e Yuri, nos dias 17 e 18 de agosto”, destacou o perfil oficial do ‘ADCC’ no Instagram.
Histórico e rivalidade da dupla
‘Preguiça’, como é conhecido, é um dos poucos atletas em atividade que desponta com vantagem no confronto direto diante de Gordon Ryan. Os dois especialistas da luta agarrada já mediram forças em três oportunidades – com o placar de 2 a 1 em favor do brasileiro. Até por conta do histórico, a quadrilogia é bastante aguardada pelos fãs da modalidade.
‘The King’ teve a oportunidade de tentar empatar o retrospecto contra Felipe no início de 2023. Entretanto, alegando um problema de saúde às vésperas do duelo, o americano se retirou do combate. Como não poderia deixar de ser, a atitude fez com que Felipe alfinetasse o adversário e questionasse sua coragem à época, aumentando ainda mais o clima de rivalidade entre os dois.