Siga-nos

Entrevistas

Felipe Preguiça questiona problema de saúde de Gordon Ryan: “Medo de perder”

No último mês, os fãs de grappling estavam ansiosos para acompanharem o quarto capítulo de uma das maiores rivalidades da atualidade: Felipe Pena vs Gordon Ryan. O confronto agendado para o dia 25 de fevereiro, porém, não se concretizou pois o astro americano deixou o combate dias antes do show, ao alegar problemas de saúde que o impossibilitaram de competir. O motivo da desistência, entretanto, parece não ter convencido ‘Preguiça’, conforme o próprio brasileiro revelou em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (veja acima ou clique aqui).

‘The King’, como é conhecido, explicou que passava por problemas graves no estômago às vésperas da luta e, por isso, optou por se retirar do confronto. Após se preparar para enfrentar o americano durante três meses, Felipe Preguiça afirmou que o cancelamento do duelo em si não o frustrou tanto quanto o motivo apresentado pelo seu rival e desafeto para abandonar o show.

“Foi bem frustrante. Recebi a notícia do próprio Gordon, que me mandou uma mensagem todo bonzinho. Saí totalmente da minha zona de conforto, da minha cidade, morei três meses em San Diego, investi tempo, dinheiro e energia para fazer essa luta com o Gordon. Imprevistos acontecem, qualquer atleta está sujeito a lesão. Poderia acontecer comigo também. Mas o que foi frustrante foi o motivo da dor de barriga. Ficou claro para todo mundo que não era o real motivo. Quando ele me mandou a mensagem, foi burro. Porque entrei no stories dele e estava três horas antes em um restaurante (…) Se tivesse realmente com problema de estômago, não estaria em um restaurante”, opinou o brasileiro.

Preguiça é um dos poucos atletas em atividade que desponta com vantagem no confronto direto diante de Gordon Ryan. Os dois especialistas da luta agarrada já mediram forças em três oportunidades – com o placar de 2 a 1 em favor do brasileiro. Até por conta do histórico, Felipe destaca que o americano usou um eventual impeditivo clínico para despistar uma possível desconfiança em si próprio antes do que seria o quarto embate direto entre os dois.

“Foi frustrante ele falar isso por, na minha visão, não estar 100% confiante (…) Acho que sentiu medo de perder.  Ele perderia muito com essa derrota, viu que eu estava bem e confiante. Acho que tomou a decisão de não lutar com esse medo de perder e inventou essa desculpa. Até porque se fosse verdade, seria fácil de comprovar. E ele não apresentou nenhuma prova (…) Só falou e ficou por isso mesmo. Ele deve ter avaliado com o treinador e viu que não seria o melhor momento para colocar em risco (essa invencibilidade). Até porque ele fala muito, então se perde, o pessoal iria cair mais em cima ainda do que ele pulando fora (da luta). Ele teria muito a perder com essa luta, analisou e não quis fazer nesse momento, talvez por não estar se sentindo confiante com os treinos, ou algo assim”, insinuou Pena, em conversa com a Ag Fight.

Principal astro do grappling, Gordon Ryan se tornou um astro do esporte por aliar desempenhos históricos dentro dos tatames e uma personalidade forte fora dos períodos de competição. Conhecido pelo seu estilo provocador, o americano acumula milhões de seguidores em suas redes sociais. Apesar de não conhecer a fundo ‘The King’ como pessoa, Preguiça não aprova a personalidade de seu adversário de longa data.

“Não conheço ele a fundo pessoalmente. Mas das pessoas que já tive oportunidade de conversar, que conviveram muito tempo com ele, não falam muito bem dele. Falam que ele é um cara babaca, que só pensa nele, que joga todo mundo para baixo. Muitas das coisas que ele faz é para vender, atrair mídia, trazer retorno para ele (…) Mas não acho que ele seja uma pessoa boa (…) A fundo mesmo, não acho que ele seja muito diferente do que ele posta na internet. Ele fala o que pensa o tempo inteiro e expõe coisas que não concordo e muita gente não concorda”, concluiu.

Quando se enfrentaram pela terceira vez, em agosto de 2022, Felipe Preguiça destacou que havia uma cláusula contratual que forçava um quarto confronto entre os dois. Depois de vencer Nick Rodriguez há duas semanas, o brasileiro destacou que precisaria de um novo camp de preparação e projetou um novo encontro com ‘The King’, no melhor dos cenários, em junho.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Entrevistas