Siga-nos
Louis Grasse/PXImages

Submission

Gordon Ryan dá susto, mas vence Nick Rodriguez no critério de desempate

A terceira edição do torneio de grappling ‘UFC Fight Pass Invitational’ contou com uma superluta de peso neste sábado (15). Gordon Ryan, maior nome da modalidade dos últimos anos, encarou o ex-parceiro de treinos Nicky Rodriguez em um clássico duelo entre os pesos-pesados americanos. Em setembro, no ADCC, Gordon finalizou em pouco mais de três minutos. Desta vez, a disputa foi super disputada.

Depois de 20 minutos, em uma regra na qual não existe a contagem de pontos, os atletas protagonizaram três prorrogações (o máximo previsto neste evento). E ao final do cronograma, Gordon venceu devido ao critério de desempate, que o beneficiou pelo fato dele ter escapado das tentativas de finalização do rival mais rapidamente.

No entanto, na última delas, Nick encaixou um estrangulamento que justo que só não abreviou a disputa uma vez que o tempo se esgotou. A plateia presente no UFC Apex, em Las Vegas (EUA), foi à loucura com o desfecho inusitado para Gordon, que permanece invicto desde maio de 2018.

Que venha o MMA!

Nesta mesma noite, o evento promoveu uma superluta feminina. Multicampeã de jiu-jitsu, com títulos com e sem kimono, Bia Mesquita mediu forças com a ex-campeã do UFC Miesha Tate. Aos 36 anos, a americana foi dominada no tempo regulamentar do confronto, mas as regras previam a prorrogação caso não houvesse uma finalização após dez minutos de ação.

E no tempo extra, Bia não deixou dúvidas sobre sua supremacia. No primeiro momento, ela finalizou Miesha com uma justa chave-de-braço após a rival demonstrar boa defesa. Na sequência, na sua vez de atacar, a atleta do UFC não teve a mesma sorte e viu a brasileira escapar, decretando assim o triunfo de Bia.

Ao final da disputa, a atleta de 31 anos anunciou que esta foi sua última luta de grappling e que seu foco está na migração para o MMA. Sua previsão é de estrear na nova modalidade na temporada de 2023.

Editor da Ag Fight e colunista do UOL, Diego Ribas cobre MMA desde 2010 e atualmente mora em Las Vegas

Mais em Submission