Ranking

Strickland assume liderança dos médios e estreia no ranking peso-por-peso do UFC

Sean Strickland saiu do UFC 293 com o mundo do MMA aos seus pés. No último sábado (9), na Austrália, o americano surpreendeu ao vencer Israel Adesanya por decisão unânime, se tornou campeão do peso-médio (84 kg) e, como não poderia ser diferente, foi valorizado na atualização semanal do ranking divulgada pela própria empresa nesta terça-feira (12).

Com o feito, Strickland, naturalmente, assumiu o topo do peso-médio do UFC, desbancando Adesanya, Dricus Du Plessis, Robert Whittaker, Jared Cannonier e Marvin Vettori. E não parou por aí. A atuação impecável de ‘Tarzan’ diante do nigeriano também o fez integrar o ranking peso-por-peso da companhia. Agora, o americano é o número oito na seleta tabela de classificação, composta pelos melhores lutadores da organização.

Queda de Adesanya

Se de um lado Strickland mudou de patamar no MMA, do outro, Adesanya sofreu uma queda. Com a derrota, o nigeriano foi criticado por Dana White, por parte dos fãs e, assim, perdeu posições nos rankings do UFC. Nos médios, o ex-campeão virou o primeiro colocado, abaixo do algoz. Já na tabela de classificação peso-por-peso, ‘The Last Stylebender’ despencou do quinto para o nono lugar.

Com a desvalorização de Adesanya no ranking peso-por-peso do UFC, Charles ‘Do Bronx’, Kamaru Usman e Sean O’Malley subiram uma posição. Agora, os atletas passaram a ocupar o quinto, sexto e sétimo lugares, respectivamente. Por outro lado, a entrada de Strickland no grupo de elite da liga fez Alexandre Pantoja sair da nona para a décima posição.

Outras mudanças

Alexander Volkov e Manel Kape também se saíram bem no UFC 293 e cresceram em suas respectivas divisões. Após finalizar Tai Tuivasa no segundo round, o russo subiu um degrau no ranking do peso-pesado, assumindo a sexta colocação. Por sua vez, o australiano, derrotado, caiu de número seis para oito. No peso-mosca (57 kg), ‘Starboy’ venceu Felipe dos Santos, faturou o prêmio de ‘Luta da Noite’ e subiu duas posições, alcançando o oitavo posto.

Matérias Recentes

Chama? Charles do Bronx manda recado sobre possível desafio de Max Holloway

A aguardada revanche entre Charles Oliveira e Max Holloway, válida pelo cinturão 'BMF' (lutador mais…

19/02/2026

Carlos Prates faz cobrança a rival misterioso e atiça fãs: “Assina esse contrato”

Carlos Prates indicou que está próximo de oficializar seu próximo compromisso no octógono. Em publicação…

19/02/2026

Lutador do UFC é acusado por suposta amante de traí-la com outro homem

Uma verdadeira 'bomba' estourou nos bastidores do mundo das lutas nesta quinta-feira (19). O lutador…

19/02/2026

Cravejado de diamantes! Zuffa Boxing divulga imagem do seu primeiro cinturão; veja

Criada através da parceria entre Dana White - presidente do UFC - e o governo…

19/02/2026

Rumo aos pesados? Poatan aquece bastidores ao aparecer com 110 kg em vídeo; veja

O campeão meio-pesado (93 kg) do Ultimate Fighting Championship, Alex Pereira, voltou a movimentar as…

19/02/2026

Polêmica! Sean Strickland debocha de Ronda Rousey vs Gina Carano e ataca MMA feminino

Ex-campeão peso-médio (84 kg) do Ultimate, Sean Strickland construiu uma reputação de nunca se esquivar…

19/02/2026