Sean Strickland saiu do UFC 293 com o mundo do MMA aos seus pés. No último sábado (9), na Austrália, o americano surpreendeu ao vencer Israel Adesanya por decisão unânime, se tornou campeão do peso-médio (84 kg) e, como não poderia ser diferente, foi valorizado na atualização semanal do ranking divulgada pela própria empresa nesta terça-feira (12).
Com o feito, Strickland, naturalmente, assumiu o topo do peso-médio do UFC, desbancando Adesanya, Dricus Du Plessis, Robert Whittaker, Jared Cannonier e Marvin Vettori. E não parou por aí. A atuação impecável de ‘Tarzan’ diante do nigeriano também o fez integrar o ranking peso-por-peso da companhia. Agora, o americano é o número oito na seleta tabela de classificação, composta pelos melhores lutadores da organização.
Queda de Adesanya
Se de um lado Strickland mudou de patamar no MMA, do outro, Adesanya sofreu uma queda. Com a derrota, o nigeriano foi criticado por Dana White, por parte dos fãs e, assim, perdeu posições nos rankings do UFC. Nos médios, o ex-campeão virou o primeiro colocado, abaixo do algoz. Já na tabela de classificação peso-por-peso, ‘The Last Stylebender’ despencou do quinto para o nono lugar.
Com a desvalorização de Adesanya no ranking peso-por-peso do UFC, Charles ‘Do Bronx’, Kamaru Usman e Sean O’Malley subiram uma posição. Agora, os atletas passaram a ocupar o quinto, sexto e sétimo lugares, respectivamente. Por outro lado, a entrada de Strickland no grupo de elite da liga fez Alexandre Pantoja sair da nona para a décima posição.
Outras mudanças
Alexander Volkov e Manel Kape também se saíram bem no UFC 293 e cresceram em suas respectivas divisões. Após finalizar Tai Tuivasa no segundo round, o russo subiu um degrau no ranking do peso-pesado, assumindo a sexta colocação. Por sua vez, o australiano, derrotado, caiu de número seis para oito. No peso-mosca (57 kg), ‘Starboy’ venceu Felipe dos Santos, faturou o prêmio de ‘Luta da Noite’ e subiu duas posições, alcançando o oitavo posto.