Ranking

Pantoja ganha vaga no ranking peso-por-peso do UFC; Volkanovski ultrapassa Jon Jones

Alexandre Pantoja mudou de patamar no MMA ao conquistar a maior vitória de sua carreira no UFC 290. No evento realizado no último sábado (8), em Las Vegas (EUA), o brasileiro superou Brandon Moreno por decisão dividida, se tornou campeão do peso-mosca (57 kg) e, como não poderia ser diferente, foi premiado na atualização semanal do ranking, divulgada pela própria companhia nesta terça-feira (11). 

Veterano do MMA, Pantoja sempre integrou a elite dos moscas, até mesmo antes de atuar no UFC. Contudo, o status de campeão da categoria elevou o brasileiro a uma posição em que nunca esteve. Agora, ao vencer Moreno, ‘The Cannibal’ assume a liderança da divisão e não para por aí. O atleta, natural de Arraial do Cabo, também estreia no seleto ranking peso-por-peso da organização, que destaca os melhores lutadores dela. Na concorrida tabela de classificação, Alexandre aparece como nono colocado.

Queda de Moreno

Se o UFC 290 foi inesquecível para Pantoja, o mesmo não valeu para Brandon Moreno. No evento, o mexicano perdeu a terceira luta para o rival, o cinturão da categoria e posições nos rankings. Nos moscas, ‘The Assassin Baby’ saiu do topo e passou a ser o número um da divisão. Já na tabela de classificação peso-por-peso, o atleta caiu seis lugares, despencando para a 15ª vaga.

Volkanovski é o maior

Campeão dos penas (66 kg), Alexander Volkanovski fez mais uma vítima no UFC 290. No evento, o australiano nocauteou Yair Rodríguez no terceiro round e se manteve no topo da categoria, defendendo o cinturão pela quinta vez. Com a nova e imponente vitória, ‘The Great’ superou Jon Jones e reassumiu a liderança do ranking peso-por-peso da companhia. Derrotado na atração, o mexicano foi ultrapassado por Max Holloway e virou o número dois da divisão.

Du Plessis vive grande fase

O peso-médio (84 kg) sofreu uma grande alteração. Com a surpreendente e impactante vitória no UFC 290, Dricus du Plessis, que já escalava o ranking da divisão, subiu mais. Ao nocautear Robert Whittaker no segundo round, o sul-africano ganhou quatro posições na tabela de classificação da categoria e virou o número um, abaixo apenas do campeão Israel Adesanya, seu rival. Por sua vez, ‘The Reaper’ caiu do segundo para o terceiro lugar na listagem.

Outras mudanças

Com a vitória no UFC 290, Dan Hooker voltou ao top-10 do peso-leve (70 kg). No evento, o neozelandês superou Jalin Turner por decisão dividida e ganhou duas posições no ranking, se tornando o décimo colocado da categoria. Pelos meio-pesados (93 kg), Alonzo Menifield assumiu o 14º posto na tabela de classificação ao finalizar Jimmy Crute na revanche imediata.

Matérias Recentes

Maurício Ruffy embolsa R$ 525 mil por bônus de ‘Performance da Noite’ no UFC 325

A participação de Maurício Ruffy no UFC 325 terminou da melhor maneira possível. Além de…

01/02/2026

UFC 325: Volkanovski vence Diego Lopes, mantém cinturão e iguala recorde de José Aldo

Em seu segundo reinado no peso-pena (66 kg) do Ultimate, Alexander Volkanovski mostrou, neste sábado…

01/02/2026

Maurício Ruffy volta a brilhar e nocauteia Rafael Fiziev no UFC 325

O UFC 325, realizado neste sábado (31), serviu para Maurício Ruffy dar a volta por…

01/02/2026

Xicão passa do 1º round pela primeira vez e vence Tai Tuivasa no UFC 325

Nas nove primeiras lutas de sua carreira no MMA profissional, o gigante brasileiro Tallison Teixeira…

01/02/2026

Rival desafia Renato Moicano para duelo Brasil vs Argentina no UFC

Sem adversário depois da saída de Brian Ortega do confronto originalmente marcado para o UFC…

31/01/2026

Lutador quebra o silêncio após ter luta cancelada por suspeita de manipulação

Uma semana depois de ter sua luta no UFC 324, contra Michael Johnson, cancelada de…

31/01/2026