Ranking

Khabib ultrapassa Jones e assume a primeira posição no ranking peso-por-peso do UFC

Como era de se esperar, o intenso e emocionado discurso de Khabib Nurmagomedov, que, ao anunciar sua aposentadoria, pediu para ser reconhecido como o lutador nº 1 peso-por-peso do mundo, após finalizar Justin Gaethje na luta principal do UFC 254, no último sábado (24), conseguiu convencer os responsáveis pela lista oficial da liga. Na nova atualização semanal dos rankings do Ultimate, o russo ultrapassou Jon Jones e assumiu a primeira posição na classificação top 15 dos melhores atletas do plantel masculino da organização, independentemente da divisão.

Antigo soberano da divisão dos meio-pesados (93 kg), Jon Jones, que abdicou do cinturão para migar para os pesos-pesados, ostentava o topo do ranking peso-por-peso do UFC desde agosto de 2019, quando retomou a primeira posição, que anteriormente era ocupada por Daniel Cormier. Com a atualização na lista, Khabib deixa o esporte como o campeão indiscutível dos pesos-leves, invicto após 29 combates disputados, e no lugar mais alto da classificação que engloba todos os atletas do principal evento de MMA do planeta.

Outra mudança significativa promovida pela atualização desta terça-feira (27) foi a retirada da ex-campeã Jéssica ‘Bate-Estaca’ do ranking peso-palha (52 kg). A brasileira, que ocupava a terceira colocação na lista, agora está presente apenas na lista dos moscas (57 kg), categoria pela qual fez sua estreia no último dia 17 de outubro, ao nocautear Katlyn Chookagian, resultado que a levou ao primeiro lugar da classificação na divisão até 57 kg, atrás somente da campeã Valentina Shevchenko.

Com isso, todas as lutadoras do peso-palha que estavam posicionadas atrás de Jéssica subiram um degrau. Já a vaga aberta pela saída da ex-campeã foi ocupada por outra brasileira: a paulista ‘Livinha’ Souza, que possui três vitórias e apenas um revés sofrido no octógono do Ultimate.

Por sua vez, Paulo ‘Borrachinha’, que havia perdido a segunda posição do ranking peso-médio (84 kg) para Jared Cannonier na última atualização, recuperou seu posto com a derrota do americano para Robert Whittaker, no co-main event do UFC 254, no último sábado. Agora o mineiro volta a ficar atrás apenas do australiano, ex-campeão da divisão, e do nigeriano Israel Adesanya, soberano da categoria e algoz do brasileiro.

Matérias Recentes

Tsarukyan detona Paddy Pimblett após derrota para Justin Gaethje: “Pior lutador do UFC”

Para muitos ignorado da disputa pelo cinturão interino dos pesos-leves (70 kg), Arman Tsarukyan nunca…

01/02/2026

Pressão? Khamzat Chimaev provoca Alex Poatan nas redes sociais

Khamzat Chimaev voltou a usar as redes sociais para provocar Alex Pereira e reforçar o…

01/02/2026

Maurício Ruffy embolsa R$ 525 mil por bônus de ‘Performance da Noite’ no UFC 325

A participação de Maurício Ruffy no UFC 325 terminou da melhor maneira possível. Além de…

01/02/2026

UFC 325: Volkanovski vence Diego Lopes, mantém cinturão e iguala recorde de José Aldo

Em seu segundo reinado no peso-pena (66 kg) do Ultimate, Alexander Volkanovski mostrou, neste sábado…

01/02/2026

Maurício Ruffy volta a brilhar e nocauteia Rafael Fiziev no UFC 325

O UFC 325, realizado neste sábado (31), serviu para Maurício Ruffy dar a volta por…

01/02/2026

Xicão passa do 1º round pela primeira vez e vence Tai Tuivasa no UFC 325

Nas nove primeiras lutas de sua carreira no MMA profissional, o gigante brasileiro Tallison Teixeira…

01/02/2026