Siga-nos
Natassia del Frate/PxImages

Ranking

Khabib ultrapassa Jones e assume a primeira posição no ranking peso-por-peso do UFC

Como era de se esperar, o intenso e emocionado discurso de Khabib Nurmagomedov, que, ao anunciar sua aposentadoria, pediu para ser reconhecido como o lutador nº 1 peso-por-peso do mundo, após finalizar Justin Gaethje na luta principal do UFC 254, no último sábado (24), conseguiu convencer os responsáveis pela lista oficial da liga. Na nova atualização semanal dos rankings do Ultimate, o russo ultrapassou Jon Jones e assumiu a primeira posição na classificação top 15 dos melhores atletas do plantel masculino da organização, independentemente da divisão.

Antigo soberano da divisão dos meio-pesados (93 kg), Jon Jones, que abdicou do cinturão para migar para os pesos-pesados, ostentava o topo do ranking peso-por-peso do UFC desde agosto de 2019, quando retomou a primeira posição, que anteriormente era ocupada por Daniel Cormier. Com a atualização na lista, Khabib deixa o esporte como o campeão indiscutível dos pesos-leves, invicto após 29 combates disputados, e no lugar mais alto da classificação que engloba todos os atletas do principal evento de MMA do planeta.

Outra mudança significativa promovida pela atualização desta terça-feira (27) foi a retirada da ex-campeã Jéssica ‘Bate-Estaca’ do ranking peso-palha (52 kg). A brasileira, que ocupava a terceira colocação na lista, agora está presente apenas na lista dos moscas (57 kg), categoria pela qual fez sua estreia no último dia 17 de outubro, ao nocautear Katlyn Chookagian, resultado que a levou ao primeiro lugar da classificação na divisão até 57 kg, atrás somente da campeã Valentina Shevchenko.

Com isso, todas as lutadoras do peso-palha que estavam posicionadas atrás de Jéssica subiram um degrau. Já a vaga aberta pela saída da ex-campeã foi ocupada por outra brasileira: a paulista ‘Livinha’ Souza, que possui três vitórias e apenas um revés sofrido no octógono do Ultimate.

Por sua vez, Paulo ‘Borrachinha’, que havia perdido a segunda posição do ranking peso-médio (84 kg) para Jared Cannonier na última atualização, recuperou seu posto com a derrota do americano para Robert Whittaker, no co-main event do UFC 254, no último sábado. Agora o mineiro volta a ficar atrás apenas do australiano, ex-campeão da divisão, e do nigeriano Israel Adesanya, soberano da categoria e algoz do brasileiro.

Mais em Ranking