Ranking

Jéssica Andrade perde posição no ranking peso-por-peso após derrota no UFC 261

Apesar da grandiosidade do UFC 261, Jéssica Andrade não vai guardar boas recordações do evento. Na atração realizada no último sábado (24), na Flórida (EUA), a brasileira desafiou Valentina Shevchenko, campeã do peso-mosca (57 kg) da companhia, mas acabou nocauteada no segundo round. Após o duro revés sofrido no octógono, ‘Bate-Estaca’ perdeu uma posição no ranking peso-por-peso.

Na atualização semanal dos rankings do Ultimate, Jéssica caiu do quinto para o sexto lugar na classificação que envolve todas as categorias do MMA feminino. Apesar da derrota para Valentina, a brasileira segue na primeira colocação no peso-mosca, atrás apenas da campeã. Com o resultado adverso, a lutadora estuda a possibilidade de retornar ao peso-palha (52 kg).

Rose Namajunas também movimentou os rankings. Após reconquistar o cinturão do peso-palha ao nocautear Zhang Weili no primeiro round, ‘Thug’, que era a número um da categoria, trocou de lugar com a chinesa e passou a liderar a divisão. Na classificação peso-por-peso, a americana também assumiu a posição da rival, ou seja, saiu da quarta para a terceira colocação.

Nos meio-médios (77 kg), Jorge Masvidal possui motivos para lamentar. O dono do cinturão ‘BMF’ perdeu a revanche para Kamaru Usman e o nocaute sofrido no segundo round gerou consequências. ‘Gamebred’ deixou a quarta posição no ranking e passou a ocupar o quinto lugar. Dessa forma, quem subiu na classificação foi Stephen Thompson.

Liberado pelo UFC, Tyron Woodley abriu espaço no ranking dos meio-médios. Agora, Geoff Neal, Li Jingliang, Belal Muhammad, Sean Brady e Robbie Lawler ganharam uma posição na parte inferior da tabela. Sem a presença do ex-campeão, Khamzat Chimaev voltou a figurar entre os melhores da categoria. Atualmente, o sueco se encontra no 15º lugar.

No peso-médio (84 kg), Uriah Hall lamentou o trágico desfecho de sua luta contra Chris Weidman, porém, ao menos no ranking, o lutador ganhou um motivo para sorrir. O striker trocou de posição com Kelvin Gastelum e subiu do nono para o oitavo lugar na categoria. Já Kevin Holland segue em queda livre e se encontra em 13º na divisão.

A atualização semanal também mexeu no peso-pena (66 kg). Como Jeremy Stephens e Zabit Magomedsharipov saíram do ranking, diversos lutadores foram beneficiados. Dessa forma, Yair Rodriguez, ‘Zumbi Coreano’ e Calvin Kattar sobem uma posição e completam o top-5 da categoria. Se dois atletas foram afastados, outros passaram a integrar a elite da divisão. Agora, Giga Chikadze e Cub Swanson são donos da 14ª e 15º posição, respectivamente.

Matérias Recentes

Diego Lopes explica relação com Jean Silva: “Não quero amizade”

O relacionamento de dois dos principais nomes do MMA brasileiro na atualidade parece não ter…

27/12/2025

Ex-lutador do UFC detona Paulo Borrachinha: “Um verdadeiro mongoloide”

Ao que parece, a saída de Paulo Costa do combate contra Brunno 'Hulk' Ferreira, originalmente…

27/12/2025

Islam Makhachev rejeita luta em janeiro e projeta volta ao UFC após o Ramadã

Coroado como novo campeão meio-médio (77 kg) do UFC, em novembro, Islam Makhachev parece já…

27/12/2025

Carlos Prates surpreende treinador com presente de Natal especial; veja

Uma das estrelas em ascensão na divisão dos meio-médios (77 kg) do UFC, Carlos Prates…

27/12/2025

Israel Adesanya elege vitória sobre Paulo Borrachinha como a mais técnica de sua carreira

Ex-campeão e um dos maiores nomes da história da divisão dos pesos-médios (84 kg) do…

27/12/2025

Brunno Hulk dispara contra Paulo Borrachinha após cancelamento de luta no UFC 326

O tão aguardado embate entre os pesos-médios (84 kg) brasileiros Paulo Borrachinha e Brunno Hulk…

26/12/2025