Ranking

Dos Anjos toma posição de Felder no ranking dos leves; Chimaev estreia na lista

A vitória de Rafael dos Anjos sobre Paul Felder no último sábado (14), em seu retorno ao peso-leve (70 kg), provocou mudanças significativas na mais recente atualização semanal dos rankings do UFC. De volta à divisão que o consagrou como campeão em 2015, o brasileiro ‘roubou’ a posição anterior do rival e, ao mesmo tempo, foi retirado da lista dos meio-médios (77 kg), onde vinha competindo nos últimos anos, abrindo espaço para a entrada da nova sensação da companhia, Khamzat Chimaev.

Com isso, ‘RDA’ ocupa agora a sétima colocação no ranking dos leves, atrás apenas do compatriota Charles ‘Do Bronx’ e do top 5 da categoria, formado por Dan Hooker, Conor McGregor, Tony Ferguson, Dustin Poirier e Justin Gaethje, além do atual campeão Khabib Nurmagomedov, que ainda detém o cinturão, mesmo após o anúncio de sua aposentadoria. Em decorrência da entrada de Dos Anjos na lista, o veterano Donald ‘Cowboy’ Cerrone acabou perdendo seu posto entre os 15 primeiros na classificação da divisão.

Em virtude do retorno ao peso-leve, Dos Anjos teve o nome retirado do top 15 dos meio-médios, assim como o polêmico Nate Diaz, que recentemente completou um ano de inatividade, tendo pisado no octógono do Ultimate pela última vez em novembro de 2019. Sem a presença dos dois veteranos, o ranking da divisão até 77 kg do UFC ganhou dois novos membros: Belal Muhammad e Khamzat Chimaev.

Promessa de estrela da companhia, Chimaev fez sua estreia pelo UFC em julho deste ano, em evento promovido na ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi (EAU), e em poucos meses chamou a atenção de grande parte da comunidade do MMA. O russo naturalizado sueco, que agora ocupa a 15ª posição no ranking, venceu os três combates nos quais competiu sob a bandeira do Ultimate até o momento, e está escalado para liderar o card da edição marcada para o dia 19 de dezembro, em Las Vegas (EUA), onde medirá forças com Leon Edwards, número três no ranking até 77 kg.

Por sua vez, o americano de ascendência palestina Belal Muhammad possui mais experiência dentro da principal organização de MMA do planeta. O meio-médio, ex-campeão do ‘Titan FC’, venceu sete dos seus últimos oito compromissos no octógono, o que lhe valeu a 13ª posição no ranking da categoria na nova atualização.

Outra importante mudança ocorreu na nova configuração do top 15 do peso-mosca (57 kg) masculino. Dispensado pelo UFC, o brasileiro Jussier ‘Formiga’, que ocupava a sétima colocação no ranking da categoria, teve seu nome excluído da lista. Com isso, vários atletas subiram um degrau na classificação, entre eles dois representantes do Brasil: Rogério Bontorin e Raulian Paiva, que agora ocupam a 8ª e 10ª posições, respectivamente.

Compartilhar
Publicado por
Neri Fung

Matérias Recentes

Amanda Nunes revela quem prefere enfrentar em seu retorno ao UFC

Amanda Nunes está de olho em um retorno triunfal ao UFC e já tem uma…

16/04/2025

Cristiano Ronaldo celebra vitória de Volkanovski no UFC 314

Cristiano Ronaldo usou suas redes sociais para parabenizar Alexander Volkanovski, que obteve sucesso em reconquistar…

16/04/2025

Após show no UFC 314, Jean Silva desafia Volkanovski: “Eu mereço”

Depois de finalizar Bryce Mitchell com autoridade no UFC 314 e garantir sua quinta vitória…

16/04/2025

Michael Chandler desabafa após derrota no UFC 314: “Nunca fora da luta”

Após um fim de semana difícil no octógono, Michael Chandler quebrou o silêncio com uma…

15/04/2025

Lutador do UFC lamenta morte trágica do irmão em incêndio na Itália

Marvin Vettori, ex-desafiante ao cinturão dos pesos-médios (84 kg) do UFC, recebeu a notícia do…

15/04/2025

Virna Jandiroba assume liderança no ranking e se aproxima do cinturão do UFC

A vitória dominante sobre Yan Xiaonan no UFC 314 rendeu frutos concretos a Virna Jandiroba,…

15/04/2025