A vitória sobre Jan Blachowicz no UFC 291, ainda que na decisão dividida dos juízes, serviu como um grande cartão de apresentação para Alex Pereira na divisão dos meio-pesados (93 kg). E a mais recente atualização semanal dos rankings do Ultimate é uma prova de que ‘Poatan’ chegou com tudo na nova categoria, já sendo listado em uma posição de destaque na divisão até 93 kg.
Com a aparente migração definitiva para os meio-pesados, Alex Poatan foi retirado do ranking dos médios (84 kg), onde ocupava a segunda posição após perder o cinturão até 84 kg, e já ocupa a 3ª colocação na lista top 15 da nova divisão. Além disso, o brasileiro também ganhou uma posição na classificação peso-por-peso, na qual são listados os principais atletas do plantel do UFC independentemente da classe de peso, ostentando agora o 10º lugar.
Disputa de título a caminho?
As perspectivas para o futuro de Alex Poatan nos meio-pesados do UFC são boas. Com o cinturão da divisão vago desde a lesão sofrida por Jamahal Hill, o paulista – com o triunfo sobre o ex-campeão Jan Blachowicz em sua estreia na categoria – se tornou um dos favoritos a ocupar uma das duas vagas na próxima disputa de título, ao lado do tcheco Jiri Prochazka.
Michel Pereira fora do ranking
Se o UFC 291 foi positivo para Alex Poatan, o mesmo não pode ser dito para seu compatriota Michel Pereira. Após falhar na balança na véspera do evento de sábado, o ‘Paraense Voador’ viu seu confronto contra Stephen Thompson – um dos mais aguardados do card – cair e agora teve seu nome retirado do ranking dos meio-médios (77 kg).
Gaethje ultrapassa Poirier
Houve mudança com interferência direta do resultado da luta principal do UFC 291 também. Vencedor do duelo contra Dustin Poirier no ‘main event’ da noite e novo dono do cinturão ‘BMF’ (‘lutador mais durão’), Justin Gaethje ultrapassou o rival no ranking peso-leve (70 kg) e agora está na segunda colocação da concorrida divisão.