Estreante no peso-mosca (57 kg), Jéssica ‘Bate-Estaca’ precisou de apenas um round para atropelar Katlyn Chookagian no co-main event do UFC ‘Fight Island 6’, realizado no último sábado (17). O triunfo por nocaute técnico sobre a até então primeira colocada no ranking da divisão até 57 kg do Ultimate, além de garantir o debute na nova categoria com o pé direito, fez com que a brasileira ‘roubasse’ a posição da americana na lista.
Na atualização semanal dos rankings do UFC, divulgada nesta terça-feira (20), Jéssica já aparece como nova número um no top 15 da categoria. Por outro lado, a ex-campeã peso-palha (52 kg) perdeu um posto na lista da divisão até 52 kg, mas segue no top 3. Já na classificação peso-por-peso feminina, a paranaense ocupa agora a quinta colocação, superando a polonesa Joanna Jedrzejczyk.
Outra movimentação significativa no ranking peso-mosca feminino provocada pelo evento disputado no último sábado foi a subida de Gillian Robertson para o 12º lugar. A canadense, que superou a brasileira Poliana Botelho no card preliminar do UFC Ilha da Luta, ganhou três posições, deixando para trás Alexis Davis, Montana De La Rosa e Antonina Shevchenko, irmã da atual campeã da divisão, Valentina.
Já o mineiro Paulo ‘Borrachinha’, que foi derrotado pelo campeão peso-médio (84 kg) Israel Adesanya no UFC 253, no último dia 26 de setembro, caiu para a terceira posição no ranking da categoria. Quem superou o brasileiro e agora ocupa a segunda colocação foi o americano Jared Cannonier, que mede forças contra Robert Whittaker neste sábado (24), no co-main event do UFC 254, na ‘Ilha da Luta’, em duelo que pode definir o próximo desafiante ao título do nigeriano.