A noite da última sexta-feira (23) não foi tão positiva para o MMA nacional. Em busca de uma vaga na final do torneio milionário da PFL, Neiman Gracie e Gabriel Braga entraram em ação no card sediado em Washington, DC (EUA). Entretanto, diante de oponentes russos e invictos na modalidade, a dupla de brasileiros sucumbiu e acabou eliminada do ‘GP’ nas semifinais.
Gabriel foi o primeiro dos dois a competir. Diante de Timur Khizriev, o carioca de apenas 26 anos fez um confronto bastante movimentado e parelho. Tentando sempre evitar as quedas aplicadas pelo russo, Braga passou os três rounds com a preocupação de evitar o wrestling do rival. E apesar de ser bem-sucedido nas maioria das vezes, o brasileiro acabou superado na decisão dividida dos juízes. Na outra chave dos pesos-penas (66 kg), quem avançou para a decisão foi Brendan Loughnane, que superou o havaiano Kai Kamaka por pontos.
Na sequência, foi a vez de Neiman – que herdou a vaga nas semis do lesionado Don Madge – tentar carimbar seu passaporte até a final. Especialista em jiu-jitsu, o membro da família Gracie encontrou dificuldades em conseguir levar o combate contra Magomed Umalatov para o solo. Na trocação, o russo acabou tendo superioridade, dominando as ações e, assim, conquistando o triunfo por decisão unânime. O outro finalista no peso-meio-médio (77 kg) será o russo Shamil Musaev.
Brasil com apenas uma representante
Apesar das derrotas e consequentes eliminações de Gabriel Braga e Neiman Gracie, o Brasil ainda será representado na grande decisão da PFL, mas com apenas uma atleta. Ex-desafiante ao cinturão do UFC, Taila Santos é a esperança do país na final da categoria peso-mosca (57 kg) feminina. O confronto derradeiro da catarinense será diante de Dakota Ditcheva, sensação inglesa e invicta no MMA profissional.