UFC
Jacqueline Cavalcanti vence Josiane Nunes em duelo 100% brasileiro no UFC Vegas 96
-
por
Gaspar Bruno
Na noite deste sábado (24), Jacqueline Cavalcanti e Josiane Nunes protagonizaram o único combate 100% verde-amarelo do UFC Vegas 96. E o confronto entre as pesos-galos (61 kg) brasileiras foi extremamente movimentado e parelho. E prova disso é que o resultado do duelo foi determinado na decisão dividida dos juízes. E quem levou a melhor foi Jacqueline, que convenceu dois dos três árbitros de que fez o necessário para ter o braço erguido.
Nascida no Brasil e radicada em Portugal desde os 11 anos, Cavalcanti representa o país europeu no UFC, mas garante que suas raízes tupiniquins seguem fortes e estabelecidas. Sendo assim, neste evento, Jacqueline encarou a compatriota Josiane Nunes, que buscava se recuperar de uma derrota na última rodada. Com um estilo de trocação bastante técnico, a luso-brasileira conseguiu controlar a distância e impor seu jogo, conquistando o segundo triunfo em duas lutas dentro do Ultimate.
“Não sei (sobre decisão dividida), acho que controlei os três rounds. Mas é o que os juízes viram, então tudo bem. Acho que venci os três rounds. Minha estratégia era controlar a distância da Josiane porque ela é muito forte. Mas sou a Jacqueline Cavalcanti e vim aqui para ser campeã. Estou sempre preparada para lutar, vamos nessa! Obrigado, Portugal e obrigado Brasil!”, declarou a atleta luso-brasileira ainda no octógono, logo após o anúncio do resultado.
A luta
Josiane começou a luta acelerada, segurando um chute de Jacqueline e conectando uma boa sequência de socos em linha. Com maior envergadura, Jacqueline usou sua maior envergadura para ‘espetar’ Josi na longa distância. Enquanto Cavalcanti aposta no volume de golpes, Nunes investe em golpes singulares e mais contundentes. Na curta distância, as atletas aceleraram o ritmo e trocaram cruzados. Na tentativa de encurtar, Josi acabou engolindo uma joelhada limpa de contragolpe desferida por Jacqueline.
Na volta do segundo round, Jacqueline continuou controlando bem a distância e mostrando seu arsenal de chutes. Ciente da estratégia da compatriota, Josiane passou a marchar para frente, tentando conectar ‘overhands’ de esquerda – mas sem sucesso. Na reta final do assalto, Cavalcanti acusou um dedo no olho desferido por Nunes e o árbitro interrompeu o duelo momentaneamente.
Com o duelo parelho, Josi iniciou o terceiro e último assalto marchando para frente na tentativa de conectar um overhand. Entretanto, no contragolpe, Josi foi atingida por um belo upper desferido por Jacqueline. Na média distância, a atleta radicada em Portugal abriu vantagem com bons jabs. Ao tentar soltar um chute alto, Cavalcanti perdeu o equilíbrio e, por alguns segundos, sofreu com o ground and pound da rival, até conseguir se reerguer.
Confira abaixo os resultados do UFC Vegas 96 até então:
Jacqueline Cavalcanti venceu Josiane Nunes na decisão dividida dos juízes
Wang Cong venceu Victoria Leonardo por nocaute no primeiro round
Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.