Primeiro a subir na balança na pesagem oficial do UFC 254, realizada na madrugada desta sexta-feira (23), Khabib Nurmagomedov demonstrou visivelmente alívio e, até mesmo, surpresa ao cravar 70,3 kg e bater o limite exigido para disputas de título na divisão dos leves (70 kg). A reação do russo e a rapidez com a qual o fiscal da comissão reguladora do evento confirmou o peso do campeão levantaram suspeitas sobre um possível equívoco cometido no processo.
Diante deste cenário, Mike Dolce, treinador especialista no corte de peso, analisou – em vídeo publicado no seu canal do ‘Youtube’ (clique aqui ou veja abaixo) – o momento da aferição do peso corporal de Khabib e a comparou com o mesmo processo realizado quando Justin Gaethje, adversário do russo neste sábado (24), subiu na balança. Ampliando as suspeitas, o preparador físico – que já trabalhou com diversas estrelas do MMA, como: Ronda Rousey, Vitor Belfort, Thiago ‘Pitbull’, Chael Sonnen, entre outros – encontrou algumas discrepâncias significativas na atuação do fiscal responsável pela pesagem dos lutadores.
No vídeo editado e publicado por Dolce, é possível ver em detalhes que o responsável pela pesagem não deixa a balança se estabilizar quando Khabib sobe na mesma – nu e com o auxílio da toalha. O fiscal confirma o peso do campeão enquanto o marcador da balança estava em trajetória ascendente, sinalizando que o russo estava mais pesado do que os 70,3 kg exigidos. Na vez de Gaethje, entretanto, o mesmo fiscal aguarda até o marcador da balança permanecer estável no meio, indicando o peso correto do americano.
Após apresentar seus argumentos, o treinador concluiu o vídeo apontando um “erro humano” cometido pelo responsável por manusear a balança da pesagem oficial do UFC 254. Apesar de sugerir que Gaethje não se importaria com as gramas a mais ocultadas pela falha no processo, Dolce fez questão de frisar que, em sua visão, Khabib estava mais pesado do que o permitido na madrugada desta sexta-feira.
Detentor do cinturão linear do peso-leve, Khabib Nurmagomedov enfrenta Justin Gaethje, campeão interino da divisão, neste sábado, na luta principal do UFC 254. O evento marca a despedida da franquia na segunda passagem pela ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi (EAU).
Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.