Classificado com a segunda melhor campanha da temporada regular para as semifinais do GP meio-médio (77 kg) da PFL de 2023, Carlos Leal terá um desafio e tanto pela frente para superar nesta quarta-feira (23). Além do adversário, Sadibou Sy, o brasileiro precisará de uma vitória pela via rápida ou com pelo menos dois pontos de vantagem nas papeletas dos juízes para avançar para a grande final do torneio – tudo causado por sua falha na balança.
Na pesagem da 9ª edição da PFL em 2023 – realizada na manhã desta terça-feira (22), em Nova York (EUA) -, Carlos Leal cravou 78 kg na balança e excedeu o limite da divisão dos meio-médios. O duelo pela semifinal do GP continua no card, mas o curitibano foi multado em 20% de sua bolsa e começará o combate contra Sadibou Sy com menos um ponto, complicando sua tarefa de se vingar da derrota sofrida para o sueco na temporada passada.
Situação idêntica no último evento
No mais recente show promovido pela PFL, no dia 18 de agosto, que contou com as semifinais do peso-pesado masculino e peso-pena (66 kg) feminino, uma situação semelhante a de Carlos Leal já havia ocorrido. A ucraniana Olena Kolesnyk, adversária da brasileira Larissa Pacheco, também cometeu uma falha na balança na véspera do confronto e, além da multa na bolsa, entrou no cage já atrás do placar antes do duelo começar.
A desvantagem na pontuação, entretanto, não influenciou no resultado final da luta contra Larissa Pacheco, já que a brasileira precisou de apenas 14 segundos de combate para nocautear sua rival. Resta saber se a punição aplicada a Carlos Leal será decisiva ou não para a definição de um dos finalistas do torneio até 77 kg da PFL.
Demais duelos semifinais confirmados
Os outros três duelos de semifinais – um pelo torneio dos meio-médios e dois pelo GP dos pesos-leves – foram confirmados sem drama na pesagem oficial da PFL 9, nesta terça-feira. Do outro lado da chave da competição até 77 kg da liga, Magomed Magomedkerimov e Solomon Renfro cumpriram suas obrigações cravando na balança 77,1 kg e 77,2 kg, respectivamente.
Já pelo torneio dos leves, o brasileiro Bruno Miranda e seu adversário, Olivier Aubin-Mercier bateram 69,8 kg e 70,5 kg. Protagonistas da outra semifinal do GP, Clay Collard e Shane Burgos subiram na balança com 70,3 kg e 70,7 kg, e garantiram a realização do combate nesta quarta-feira, em Nova York.