Siga-nos
De tranças rosas, Sean O'Malley cai na gargalhada durante coletiva do UFC 280.
Aos 28 anos, o americano quer mudar de patamar dentro do Ultimate - Scott Garfitt/PxImages

UFC

O’Malley mira alcançar nível de estrelato de McGregor no UFC: “Ainda não estou lá”

No último sábado (19), ao nocautear Aljamain Sterling no UFC 292, em Boston (EUA), Sean O’Malley se tornou o campeão mais jovem do atual plantel do Ultimate, com 28 anos de idade. Com uma longa trajetória pela frente, o novo soberano entre os pesos-galos (61 kg) tem uma meta a longo prazo: alcançar o nível de estrelato atingido por Conor McGregor em seu auge na organização.

Em entrevista à ‘ESPN’ americana, O’Malley relembrou que, desde quando despontou no ‘Contender Series’, tinha o objetivo de superar o principal astro do MMA em popularidade. Atualmente, ‘Sugar’ está mais próximo de sua meta, mas admite que ainda não se encontra com o mesmo nível de apelo e magnitude dentro da companhia que McGregor atingiu em seu ápice, quando se tornou duplo campeão simultâneo do Ultimate.

“Me lembro de estar sentado dando uma entrevista (depois do Contender) dizendo às pessoas que seria maior do que Conor McGregor. Recebi muito hate por isso. Muito ódio online e pessoas dizendo: ‘Qual é, cara, isso não é realístico’. Mas na minha mente, era. Sabia que tinha que fazer as coisas que tenho feito, que é nocautear as pessoas, com boas performances, e eu chegaria lá. Ainda não estamos lá (nível McGregor), mas com mais um nocaute, e acho que me coloca lá no topo”, analisou Sean.

Plano para alcançar o nível de McGregor

Apesar de afirmar que ainda não chegou aonde quer em níveis de popularidade, O’Malley já possui alguns passos em mente para mudar de patamar dentro dos esportes de combate. Curiosamente, alguns desejos do americano – como subir de categoria e encarar uma estrela do boxe – coincidem com a trajetória de Conor McGregor no UFC.

“Acho que há algumas formas (de alcançar o status de McGregor). Defender o cinturão obviamente é uma forma. Aplicar um belo nocaute na minha primeira defesa de título faria isso. Subir de categoria, mas não estou tentando lutar com o Alexander Volkanovski. Ele deve lutar com o Ilia Topuria. Se o Ilia for lá e vencer o Volk, adoraria subir para 66 kg e encarar o Ilia. Gervonta Davis (no boxe), essa é uma luta que também me interessa”, explicou o peso-galo.

Recém-coroado campeão do peso-galo, O’Malley agora detém um cartel de 17 vitórias, uma derrota e um ‘no contest’ (sem resultado) como profissional de MMA. O único revés do americano foi para Marlon Vera, em 2020. ‘Chito’, inclusive, desponta como o favorito para a vaga de desafiante na eventual primeira defesa de título de ‘Sugar’, em uma revanche e espécie de ‘tira-teima’ na rivalidade entre os dois. A data e local para o possível embate, porém, ainda não foram definidas pela companhia.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC