Sorridente e com direito a camiseta e agasalho, Anderson Silva subiu na balança durante a pesagem oficial nesta sexta-feira (28) e cravou a marca de 84.4 kg, cerca de 300 gramas abaixo do limite para sua luta de boxe em peso-casado contra Jake Paul. A disputa lidera o show agendado para este sábado na cidade de Glendale (EUA) e apresenta o curioso encontro entre o ex-campeão do UFC e o famoso youtuber americano.
Por sua vez, Jake Paul, irmão mais novo de Logan Paul, se pesou apenas de cueca e bateu cerca de 200 gramas a mais do que o brasileiro. Com a disputa confirmada, o americano terá a chance de se provar em alto nível na modalidade e colocar em jogo sua invencibilidade de cinco lutas nos ringues profissionais.
Mas além da curiosidade e expectativa para a luta, um outro detalhe chamou a atenção durante a pesagem. Ao contrário dos eventos do UFC realizados no mesmo estado do Arizona, a Comissão Atlética local fez uso de uma balança digital. Desta forma, especialmente para os fãs brasileiros, a cena rapidamente remete à polêmica envolvendo Charles ‘Do Bronx’.
Em maio deste ano, o atleta perdeu o cinturão dos pesos-leves (70kg) do UFC após não atingir o peso correto por menos de 200 gramas. Na ocasião, questionamentos sobre um possível erro ou desregulagem da balança de precisão abriram margem para que pedidos de que aparelhos digitais se tornassem regra em pesagens.
Em conversa com a reportagem da Ag Fight, os representantes da ‘Arizona Boxing Commission’ afirmaram que a decisão de utilizar uma balança digital ou de precisão é do promotor de cada evento de combate sediado no estado. No entanto, a calibragem e fiscalização da mesma é de responsabilidade da entidade que regula os eventos no estado americano.