Siga-nos
Reprodução/Twitter

Notícias

Zuluzinho sofre nocaute brutal na Bielorrússia após ação polêmica do árbitro; veja

O experiente lutador Wagner da Conceição Martins, mais conhecido como ‘Zuluzinho’, entrou para uma lista não muito desejada neste final de semana. Em combate válido pelo evento russo ‘AMC Fight Nights Global’, realizado no sábado (3), na Bielorrússia, o brasileiro sofreu um dos nocautes mais brutais dos últimos tempos, no qual caiu completamente apagado, com o rosto direto no chão, após levar uma joelhada do lutador da casa Petr Romankevich (veja abaixo ou clique aqui).

Além do impressionante nocaute sofrido pelo veterano, chamou a atenção dos fãs e demais membros da comunidade do MMA uma ação, a princípio, questionável do árbitro central do combate, que ocorreu pouco antes do momento decisivo da disputa. Quando restavam cerca de 20 segundos para o fim do primeiro round, Zuluzinho estava na montada e tentando encaixar uma ‘americana’ (golpe do jiu-jitsu) quando o mediador do duelo, ordenou que os atletas se levantassem e a luta reiniciasse em pé.

No entanto, a ação que, nas regras tradicionais do MMA seria controversa, se justifica dentro do evento ‘AMC Fight Nights Global’. Em março deste ano, a companhia anunciou uma mudança em suas regras. A partir de daquele momento, quando a luta se encaminhasse para o solo, os atletas teriam apenas um minutos para tentar liquidar a fatura, antes que o árbitro interrompesse e recolocasse os lutadores novamente de pé. Ao final do período de tempo, o mediador interrompe a ação, independentemente da posição ou ataque que eventualmente esteja acontecendo no momento. Portanto, golpes de ‘ground and pound’ e tentativas de finalização, como foi no caso de Zuluzinho, podem ser interrompidos.

Com a luta novamente em pé e alguns segundos restantes no cronômetro, Petr Romankevich aproveitou a oportunidade e, após uma sequência de golpes que abalaram e tiraram o equilíbrio do brasileiro, aplicou a potente joelhada que definiu o confronto, levando Zuluzinho à lona. Com o resultado, o maranhense – que chegou a atuar no extinto evento japonês ‘Pride’ contra grandes lendas do esporte, como: Fedor Emelianenko e Rodrigo ‘Minotauro’ – soma agora 12 triunfos e 11 reveses na carreira no MMA profissional.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias