Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

Notícias

Vitor Belfort comete gafe e compartilha fake news sobre as Forças Armadas

Com a facilitação e a agilidade de acesso à informação que a internet concede atualmente, é comum que alguns conteúdos sejam compartilhados, por vezes, sem algum tipo de checagem. Em época de eventos de relevância nacional, como as eleições presidenciais, esta máxima é alavancada ainda mais. Porém, a prática pode gerar situações incômodas, como a que passou Vitor Belfort nesta segunda-feira (7).

Apoiador ativo em suas redes sociais do atual presidente Jair Messias Bolsonaro, Belfort compartilhou uma imagem de provável insatisfação com o desfecho da recente eleição em seu país de origem – que gerou a vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva e, consequentemente, a não reeleição do mandatário do partido do PL (Partido Liberal).

A eleição no segundo turno foi bem parelha, com menos de 1% de diferença de votos válidos entre os dois candidatos. Após o resultado, alguns apoiadores de Bolsonaro insinuaram que poderia ter ocorrido algum tipo de manipulação no processo eleitoral com as urnas eletrônicas – tese apoiada pelo ‘Fenômeno’.

Insatisfeito, o lutador brasileiro compartilhou, através da plataforma ‘stories’ de seu Instagram, uma imagem com a foto de um homem de farda e com a legenda de uma suposta ameaça realizada pelas Forças Armadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – instância jurídica máxima do país – para explicar detalhadamente o que, de fato, havia ocorrido durante as eleições.

Vitor, inclusive, aproveitou o post para perguntar aos seus seguidores se eles acreditavam que houve algum tipo de corrupção na apuração das urnas. No entanto, o atleta não percebeu que a imagem compartilhada foi criada, provavelmente, de forma irônica, como uma espécie de ‘meme’ – já que o suposto nome do homem de farda da imagem, quando lido na língua portuguesa, possui uma conotação dupla, movimento clássico das tradicionais ‘pegadinhas’.

“URGENTE: o General Benjamin Arrola das Forças Armadas declarou que o Exército deu 24 horas para que o TSE explique o que houve nas urnas no domingo. Segundo ele, as forças armadas já estão a postos para a tomada do poder caso não haja nenhuma explicação coerente”, diz a mensagem compartilhada por Belfort, que culminou na gafe cometida pelo lutador brasileiro.

Um dos principais nomes do MMA nacional da história, Vitor ajudou a popularizar o esporte no país, sobretudo ao protagonizar o emblemático combate com Anderson Silva, responsável pelo principal ‘boom’ de crescimento da modalidade no Brasil. Hoje, ao 45 anos, o veterano, assim como outras figuras, foca sua atenção para possíveis duelos nos ringues de boxe.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Notícias