O que parecia ter começado como mais uma brincadeira do brasileiro Valter Walker vai, ao que tudo indica, realmente sair do papel. Neste domingo (28), o Karate Combat anunciou oficialmente que o peso-pesado do UFC e o americano Zion Clark – atleta que ganhou notoriedade por ser um lutador sem pernas – vão se enfrentar em uma luta de grappling no dia 13 de fevereiro, em Miami (EUA).
A rivalidade entre os dois começou logo após a mais recente vitória do gigante carioca no octógono mais famoso do mundo, em outubro, quando finalizou Louie Sutherland com uma chave de calcanhar – a quarta seguida no UFC – retrospecto que lhe rendeu o apelido de ‘Caçador de Pés’. Desde então, Valter – em tom de piada – passou a desafiar Zion Clark, que nasceu sem as pernas devido a uma má formação congênita.
Ao tomar conhecimento do interesse do lutador do UFC em enfrentá-lo, o atleta norte-americano entrou em contato por mensagem via ‘Instagram’ e recebeu uma resposta hostil do peso-pesado. A partir daí, Valter e Zion passaram a se provocar e trocar ameaças pela internet, mas, ao menos na opinião de parte da comunidade das lutas, tudo não passava de uma brincadeira e um combate entre eles dificilmente sairia do campo da imaginação.
Quem é Zion Clark?
Portador da Síndrome de Regressão Caudal, que impede o desenvolvimento de parte da coluna vertebral, Zion Clark nasceu sem pernas e compete mesmo tendo apenas a parte superior de seu corpo. A rara condição médica, no entanto, nunca afastou o americano do esporte. Além de ter se destacado no atletismo, onde detém alguns recordes mundiais em modalidades adaptadas, o atleta também fez sucesso no wrestling, no qual competiu no nível colegial.
O esportista norte-americano foi além e chegou a fazer sua estreia no MMA profissional. No dia 17 de dezembro de 2022, Clark entrou em ação no evento ‘Gladiator Challenge – Season’s Beatings’ e venceu seu adversário, Eugene Murray, por decisão unânime dos juízes. Antes disso, o atleta ainda ganhou seu próprio documentário na plataforma de streaming Netflix, chamado ‘Zion’, em 2018. A obra foi premiada com a conquista de dois prêmios Emmy no ‘Sports Emmys’.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok