Notícias

Usman volta à Nigéria para ajudar a organizar 1º evento de MMA oficial do país

Com dois dos 12 cinturões do UFC sob posse de atletas nascidos em seu território, a Nigéria é, hoje, o país com o segundo maior número de títulos na principal liga de MMA do planeta, atrás somente de Brasil e Estados Unidos, ambos com três. Para que este cenário se torne constante no futuro, e não apenas uma obra do acaso promovida por casos específicos, o país africano precisará estar atento à base da pirâmide, desenvolvendo novos talentos locais, e, para isso, contará com a ajuda de um dos campeões do Ultimate que representam a sua bandeira.

Atual soberano da divisão dos meio-médios (77 kg) Kamaru Usman esteve recentemente em Lagos, maior cidade da Nigéria, para ajudar o país a organizar o primeiro evento oficial de MMA em seu território, que terá o nome de ‘Face Off Fight Night 1’ e, de acordo com o ‘The Guardian’, será realizado nesta sexta-feira (7). A visita – apenas a segunda do campeão à sua terra natal desde que se mudou com sua família para os Estados Unidos aos oito anos de idade – foi documentada pela série ‘The Motherland Diaries’ do canal ‘Anatomy of a Fighter’ no ‘Youtube’.

No vídeo do primeiro episódio da produção, compartilhado no ‘Youtube’ há três dias, é possível ver Kamaru participando de uma reunião para discutir os detalhes do evento com seus parceiros de negócio. Além disso, o campeão do UFC fez questão de destacar os motivos que o levaram a se envolver nesta empreitada. De acordo com Usman, seu objetivo é começar um trabalho que possa desenvolver a próxima geração de lutadores nigerianos, como uma espécie de corrente do bem, em retribuição pelo seu sucesso no esporte.

A preocupação de Kamaru Usman com a construção de uma plataforma que ajudo no desenvolvimento de novos talentos na Nigéria se justifica se levarmos em consideração que tanto ele, como seu compatriota Israel Adesanya, campeão peso-médio (84 kg) do UFC, se desenvolveram como lutadores, desde muito jovens, fora do país africano, nos Estados Unidos e na Nova Zelândia, respectivamente.

Vale lembrar também que, além de Usman e Adesanya, o continente africano possui outro campeão do UFC na atualidade. Em março do ano passado, o camaronês Francis Ngannou derrotou o americano Stipe Miocic, por nocaute, e conquistou o cinturão linear dos pesos-pesados do Ultimate, consolidando o grande momento vivido pela África no principal evento de MMA do planeta.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026