Notícias

USADA anuncia fim da parceria com o UFC a partir de 2024; McGregor retorna ao pool de testes

Chegou ao fim a era USADA (agência americana antidoping) no UFC. Na última quarta-feira (11), Travis Tygart, CEO da entidade, informou que a parceria com a maior organização do MMA do mundo será encerrada no dia 1º de janeiro de 2024. O vínculo entre as partes se encerra no final da atual temporada. Curiosamente, o anúncio foi feito após o profissional confirmar o retorno de Conor McGregor ao pool de testes antidoping do órgão recentemente.

E, de acordo com Tygart, a polêmica em torno da situação de McGregor foi decisiva para a parceria entre USADA e UFC se encerrar, visto que havia uma negociação em andamento para a renovação do vínculo. Como se lesionou em 2021 e passou por um longo período de recuperação, o irlandês saiu do pool de testes antidoping da entidade. Portanto, o órgão informou que, para o ex-campeão da companhia voltar a competir nela, precisaria estar no grupo de testes por seis meses e apresentar duas amostras negativas.

Durante um bom período, McGregor se mostrou irredutível e negou que iria se submeter a tal processo. Contudo, o irlandês voltou atrás, cedeu a tal exigência da USADA e com isso seu retorno à ação deve acontecer em 2024, possivelmente no UFC 300. De todo modo, o impasse entre a entidade e o lutador foi tamanho, que, segundo Tygart, abalou a relação com o Ultimate, se tornando o principal motivo para a marca optar por encerrar a parceria.

Confira um trecho do comunicado oficial emitido pela USADA:

“Podemos confirmar que McGregor voltou ao grupo de testes da USADA no domingo, 8 de outubro de 2023. Fomos claros e firmes com o UFC que não deveria haver nenhuma exceção dada para McGregor lutar até que ele integrasse o pool de testes por pelo menos seis meses e apresentasse dois testes negativos. As regras também permitem que a USADA mantenha alguém no grupo de testes por mais tempo antes de competir com base em suas declarações após a entrada no pool e os resultados dos testes. Infelizmente, não sabemos se o UFC vai honrar o requisito de seis meses ou mais porque, a partir do dia 1º de janeiro de 2024, a USADA não estará mais envolvida com o Programa Antidoping do UFC”

A decisão do UFC põe em perigo o imenso progresso feito no esporte sob a liderança da USADA. A relação entre USADA e UFC se tornou insustentável dadas as declarações feitas pelos líderes do UFC e outros questionando a posição de princípio da USADA de que McGregor não poderia lutar sem estar no grupo de testes por pelo menos seis meses. (…)  A USADA está orgulhosa do trabalho feito nos últimos oito anos para limpar o UFC e continuaremos a prestar nosso serviço aos atletas do UFC durante o restante do nosso contrato atual, que termina no dia 31 de dezembro de 2023. Como sempre, continuaremos a defender os direitos e as vozes dos atletas limpos em todos os esportes”

Vale pontuar que a parceria entre a USADA e o UFC se iniciou em 2015. Desde então, a entidade passou a testar todos os atletas da companhia em período dentro e fora de competição. Durante o vínculo entre as partes, o órgão conduziu mais de 27.000 testes antidoping.

Matérias Recentes

Deiveson Figueiredo bate o peso e confirma luta principal do UFC China contra Petr Yan

O card do UFC China deste sábado (23) será realizado em um horário alternativo, mais…

22/11/2024

Dana White nega intenção de se envolver com política após participar de campanha de Donald Trump

Dana White foi uma peça importante na vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos…

22/11/2024

Filho do Faustão arremata experiência com Charles Do Bronx por R$ 160 mil em leilão do Ronaldo Fenômeno

Um dos maiores nomes do MMA, Charles Oliveira está com tudo. Após impressionar na vitória…

22/11/2024

Luta remarcada! Weidman enfrenta veterano no UFC 310 liderado por Pantoja em dezembro

Chris Weidman era um dos lutadores mais empolgados para competir no 'Madison Square Garden', no…

22/11/2024

Jhonata Diniz recebe 90 dias de suspensão médica após perder invencibilidade no UFC 309

Realizado no último sábado (16), o UFC 309 rendeu suspensões médicas para todos os atletas…

22/11/2024

Ngannou revela condição inusitada para lutar boxe contra Jake Paul

Na última sexta-feira (15), no Texas (EUA), Jake Paul cumpriu com a sua palavra ao…

22/11/2024