Siga-nos
Ex-campeão do Glory, o russo desfere soco no também ex-campeão Alex Poatan
Artem Vakhitov e Alex Poatan já se enfrentaram duas vezes no kickboxing - Reprodução/Instagram

Notícias

Último algoz de Alex Poatan no kickboxing critica rivais do brasileiro no UFC

Ex-campeão peso-médio (84 kg) e atual soberano da divisão dos meio-pesados (93 kg) do UFC, Alex Pereira vem dominando seus rivais com sua trocação de alto nível. O sucesso do kickboxer no MMA chama a atenção e outros renomados atletas da modalidade agora seguem seus passos, como é o caso de Artem Vakhitov. Antigo rival do brasileiro, o russo sonha com um novo encontro, desta vez no octógono mais famoso do mundo, e critica os atuais oponentes de ‘Poatan’.

Ex-campeão até 95 kg do Glory, maior evento de kickboxing do mundo, assim como o paulista, Vakhitov enfrentou Alex Poatan em duas ocasiões na organização, ambas pelo título, com uma vitória para cada lado. Agora, o russo – que migrou para o MMA em 2023 e, até o momento, ostenta um cartel de duas vitórias e uma derrota – tem como objetivo uma vaga no UFC, mesmo caminho percorrido pelo antigo rival.

E, confiante, o kickboxer acredita que pode repetir também o sucesso do brasileiro dentro do octógono e, principalmente, destronar o atual campeão dos meio-pesados do Ultimate. Isso porque, na visão do striker russo, Poatan tem tido ‘vida fácil’ na entidade presidida por Dana White. Em entrevista ao site ‘MMA Fighting’, Vakhitov criticou a abordagem e o nível técnico dos adversários enfrentados por Alex Pereira no UFC.

“Esses outros caras não foram bem contra Alex porque a trocação deles não está em um nível alto o suficiente. Eles não estão confiantes contra ele e eles acham que ele é invencível. Então, no coração deles, eles já estão derrotados antes da luta começar. Mas eu já o venci antes em uma competição puramente de striking, e tenho certeza que vou fazer de novo se nós conseguirmos ter nossa luta de trilogia no UFC”, analisou Vakhitov.

Mapa da mina para vencer Poatan

Em 2021, Alex Pereira chegou ao UFC credenciado pelo currículo repleto de conquistas no kickboxing, mas com pouca experiência no MMA. A seu favor, o brasileiro possuía uma antiga rivalidade, com o então campeão dos médios do Ultimate, o nigeriano Israel Adesanya. O histórico o ajudou a pular etapas e garantir uma disputa pelo título, que o levaria ao seu primeiro cinturão na entidade.

Três anos depois, Artem Vakhitov tenta repetir o mesmo percurso do paulista e, baseado na antiga rivalidade, garantir um caminho rumo ao cinturão do UFC. E caso consiga se credenciar para um terceiro confronto contra Poatan, agora no MMA, o russo esbanja confiança e, inclusive, já adianta as brechas que pretende explorar no hipotético embate.

A maior fraqueza dele é que ele é todo ataque, ele não tem defesa. Por causa da falta de defesa dele, ele fica aberto a receber muitos socos na cabeça se ele estiver encarando um striker habilidoso. Vocês viram isso na segunda luta com Adesanya. Ele foi pego porque deixou muitas brechas para pessoas que sabem o que estão fazendo”, concluiu.

Alex Poatan vs Artem Vakhitov

O primeiro duelo entre Alex Pereira e Artem Vakhitov aconteceu em janeiro de 2021. A disputa, válida pelo cinturão meio-pesado do Glory, foi vencida pelo brasileiro, na decisão dividida dos juízes. Com o triunfo, Poatan – que já era dono da cinta dos médios – se tornou o primeiro atleta a conquistar dois títulos em divisões diferentes no evento de kickboxing.

Na revanche, realizada oito meses depois, Vakhitov deu o troco e voltou ao topo da categoria. Em um confronto novamente decidido por pontos, o russo levou a melhor na decisão majoritária dos juízes, e recuperou o cinturão meio-pesado do Glory, no que marcou a despedida de Alex Poatan do evento.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias