Neste sábado (28), Quinton ‘Rampage’ Jackson enfrenta Fedor Emilianenko na luta principal do Bellator 237, com sede em Saitama (JAP). E para enfrentar a lenda russa do MMA, o americano tem feito uma das melhores preparações de toda sua carreira – que já dura duas décadas. Ao menos é isso que garante Sam Calavitta, seu treinador especialista em força e condicionamento. De acordo com o profissional, o veterano deve cravar seu maior peso em um combate oficial.
Sam revelou que Rampage deve pesar em torno de 118 kg para o confronto diante de Emilianenko. Mas se engana quem pensa que isso é um indicativo de que o veterano estará mais lento do que de costume no octógono. De acordo com o treinador, o americano transformou seu corpo durante o camp, perdendo gordura e recompondo a massa corporal com músculos. Desta forma, o ‘shape’ de Jackson pode vir a ser um diferencial no combate.
“Meu objetivo para alguém nessa categoria é fazer com que sejam o maior e mais poderoso possível. Vamos trazê-lo com uns 118 kg (para essa luta). Ele é um cara grande, que já está no jogo faz tempo. Não quero que o peso seja um problema. Não se pode apressar o corte de peso, caso contrário você fica com músculos flácidos. É tudo sobre ensinar seu próprio corpo, e ele tem feito um trabalho incrível cortando o peso (gordura) e depois transformando em músculos. Por isso virá grande, forte e em grande forma”, revelou Calavitta, antes de falar sobre a transformação e o poder de seu atleta.
“Ele me deu sua palavra de que daria tudo de si e eu deu a minha, ao falar que levaria seu corpo ao limite. A evolução dele em 12 semanas é provavelmente a transformação física mais impressionante que já vi. Incrível o que ele conseguiu fazer. Não tenho a menor dúvida de que ele pode lutar três rounds, e que tenha poder para isso. Ele nocauteou um cara nosso no treino outro dia com apenas um ‘jab’ duplo. Sua movimentação é fantástica. Muitas pessoas não entendem de composição corporal. Ele está em sua melhor forma”, completou o treinador, em entrevista ao site ‘MMA Junkie’.
Mas apesar de toda a preparação voltada para um Rampage maior do que nunca, Calavita afirmou que o desejo do lutador é retornar aos meio-pesados (93 kg) em seguida – categoria em que viveu seu auge e se tornou campeão do UFC. O treinador admitiu que o processo de perda de peso será complicado, mas possível devido ao nível de dedicação demonstrado pelo veterano americano.
“Seu objetivo final é para que eu o ajude a descer (seu peso) para onde ele começou, nos meio-pesados. Será um longo processo. Para fazer de forma correta, levaria um ano. Mas estamos no caminho certo e ele comprou a ideia, tem ralado muito com a gente. Tudo que as pessoas dizem sobre sua ética no trabalho no passado, não vi nada de errado (atualmente). Vejo um homem sedento que já foi campeão e quer voltar ao topo, disposto a suar e trabalhar muito”, destacou o técnico.
Aos 41 anos, Jackson detém um extenso cartel de 38 vitórias e 13 derrotas como profissional de MMA. Seu adversário no sábado também é um veterano consagrado no esporte. Fedor continua na ativa ao 43 anos, com um currículo de 38 triunfos, seis reveses e um ‘no contest’ (luta sem resultado).