Notícias

Treinador de Chimaev se desculpa por corte de peso no UFC 279: “Antiprofissional”

Na última sexta-feira (9), durante a pesagem do UFC 279, em Las Vegas (EUA), Khamzat Chimaev protagonizou um dos momentos mais turbulentos da história da companhia ao estourar a balança e ultrapassar em quase 4 kg o limite da divisão dos meio-médios (77 kg). A falha considerável durante a cerimônia foi alvo de duras críticas da comunidade do MMA e por isso Andreas Michael, treinador de ‘Borz’, pede desculpas.

Em participação no programa ‘The MMA Hour’, o treinador do atleta russo admitiu que faltou profissionalismo de sua equipe ao levar o lutador na marca de 80,9 kg para um combate que deveria ter sido realizado com 77 kg. Apesar de não querer justificar o erro, Andreas ressaltou que, caso o camp e, consequentemente, o corte de peso fossem mais extensos, o cenário poderia ser diferente.

“Começamos o camp pesados. Esse foi o problema. Recebemos a oferta de enfrentar Nate Diaz mais cedo, em agosto. Era muito em cima do laço, porque ele estava pesado. Então postergaram em dez dias. Deveríamos ter mais disciplina e mantido o peso razoavelmente perto do qual ele normalmente treina. Não podemos achar muitas desculpas. No final das contas – não estou criticando o Khamzat, que é um lutador magnífico – foi algo extremamente antiprofissional da nossa parte não bater o peso. Quero pedir desculpa à equipe do Nate por isso. Deveríamos ter batido o peso”, admitiu o treinador.

Apesar de admitir a culpa do ocorrido, Andreas também revelou que Khamzat estava bastante debilitado nos bastidores do evento e, por isso, interrompeu o corte de peso por recomendação médica. O treinador ainda aproveitou para afastar qualquer tipo de teoria da conspiração ao destacar que o russo e toda sua equipe gostariam de encarar o bad boy americano no último sábado (10).

“Ele estava tendo espasmos musculares, se tremendo, vomitando. Quando ele levantou, estava quase desmaiando, estava preocupado com ele. Disse a ele: ‘F*** isso, sua saúde em primeiro lugar’. Chamei o médico e ele me disse: ‘Olha, não te aconselho a continuar esse corte de peso’. Quero apenas pontuar isso porque têm surgido diferentes histórias. Isso foi exatamente o que ocorreu, não tem nenhuma teoria da conspiração”, destacou Andreas, antes de falar sobre a oportunidade perdida no UFC 279.

“É claro que adoraríamos ter feito essa luta com o Nate Diaz, pelo legado. Seríamos loucos se não quiséssemos. Não vai acontecer novamente, perdemos a chance. Muitos dizem que não agregaria em nada, é óbvio que agregaria. Lutar contra um nome grande, um cara popular, isso desenvolve sua marca”, completou.

Após sentir que realmente não conseguiria mais cortar o peso, Khamzat teria, de acordo com seu treinador, oferecido o valor total de sua bolsa para manter a luta com Nate de pé. No entanto, após as negociações de bastidores, o russo acabou tendo seu adversário trocado e enfrentou Kevin Holland. Depois do ocorrido, a intenção atual é competir também nos pesos-médios (84 kg), garante Andreas.

“Facilitaremos e competiremos algumas lutas nos pesos-médios, mas estamos no jogo nos meio-médios também. Espero que não percamos o nosso ranking, porque estamos próximos de uma luta pelo título por lá. Assim que ganharmos o cinturão, iremos atrás da divisão dos médios com todo ímpeto. Agora, algumas lutas serão até 84 kg, combates que valem a pena. Mas isso cabe ao UFC, não a nós”, concluiu.

Matérias Recentes

Pantoja detalha processo de recuperação e traça prazo para voltar ao UFC: “Estar no ápice”

Em dezembro de 2025, Alexandre Pantoja sofreu um duro baque em sua carreira. Em ação…

21/04/2026

Oficial! Durinho deixa o ranking do UFC após anúncio de aposentadoria; algoz ganha vaga

Nesta terça-feira (21), após a mais recente atualização do ranking do Ultimate, veio a confirmação…

21/04/2026

Reforço! Ciryl Gane treina com ex-rival de Alex Poatan antes do UFC Casa Branca

A aproximadamente dois meses de ficar frente a frente com o brasileiro Alex Pereira, em…

21/04/2026

Após estreia de gala no UFC, Márcio Ticotô faz promessa ao pai: “Vou me tornar campeão”

No último sábado (18), em ação no card preliminar do UFC Canadá, Márcio Barbosa roubou…

21/04/2026

Borrachinha recusa desafio de parceiro de Valter Walker e cutuca Khamzat Chimaev

Não demorou muito para que o brasileiro Paulo Costa, o ‘Borrachinha’, se pronunciasse sobre o…

21/04/2026

UFC Casa Branca: Paulo Borrachinha se coloca à disposição para lutar nos pesos-pesados

Há pouco mais de uma semana, Paulo Costa e Josh Hokit brilharam no UFC 327,…

20/04/2026