Categorias: Notícias

Treinador de Anderson Silva lembra adaptação boxe-MMA e cita ‘Cigano’ como exemplo de sucesso

Luiz Dórea foi, e ainda é, responsável por lapidar grandes atletas de boxe – Fábio Oberlaender

Luiz Dórea é atualmente um dos treinadores mais conceituados do MMA, mas nem sempre foi assim. Referência no mundo do boxe, o técnico relembrou como foi sua adaptação do esporte olímpico para as artes marciais mistas. E um dos maiores exemplos de sucesso dessa transição é Júnior ‘Cigano’, como o próprio citou.

Durante entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, Dórea afirmou que sua vasta experiência no boxe foi fundamental para migrar para o MMA com sucesso. E talvez o principal exemplo dessa adaptação tenha sido ‘Cigano’, ex-campeão peso-pesado do Ultimate – que teve suas habilidades em pé lapidadas pelo treinador. Júnior começou no jiu-jitsu, sob o comando do mestre Yuri Carlton, mas logo conheceu o trabalho de Luiz, fruto de uma parceria que os dois técnicos tinham à época.

“Usei toda a metodologia do boxe, a experiência que eu tenho com seleção olímpica – oito anos, dois ciclos –, fui campeão mundial profissional com o (Acelino) ‘Popó’. Então toda essa experiência eu adaptei para o MMA. Fiz adaptações e acabou dando certo. E está dando certo. ‘Cigano’ é fruto disso. ‘Cigano’ tem um boxe de primeira linha, carro-chefe dele, e nunca fez uma luta de boxe. Preparei o ‘Cigano’ com toda a metodologia do boxe para o MMA e deu certo. Conseguiu ser campeão do mundo sem nunca ter feito uma luta de boxe”, relembrou Luiz, que também treina Anderson Silva e está preparando o ‘Spider’ para o duelo contra Jared Cannonier, no UFC 237, que será realizado em 11 de maio, no Rio de Janeiro (RJ).

O técnico, inclusive, comemorou o bom momento de Júnior. Após um período de alternância de resultados negativos e positivos, o peso-pesado emplacou uma sequência de três triunfos consecutivos no Ultimate e, caso vença Francis Ngannou em julho, estará novamente próximo de disputar o cinturão da organização.

“Graças a Deus, ele está voltando, resgatando suas origens, superou problemas, contusões, essa situação que teve da USADA com ele (‘Cigano’ foi flagrado em um teste antidoping, mas conseguiu provar sua inocência). E hoje já está com três vitórias seguidas e passou a ter mais confiança. Agora, com o Ngannou, vai ser uma grande luta. Ngannou é um grande atleta, forte, com poder de nocaute, mas a habilidade e a movimentação do Cigano fazem a diferença. Dificilmente um peso-pesado se move como o ‘Cigano’. Todos têm poder de nocaute, mas poucos têm habilidade natural de deslocamento, de entrar e sair. Isso faz ele ser diferenciado”, analisou Dórea, em conversa com a Ag Fight.

Cigano e Ngannou medem forças no UFC 239, em Las Vegas (EUA), no dia 6 de julho. Além do confronto entre os pesos-pesados, o evento conta com a disputa de dois cinturões. Jon Jones lidera o card e defende seu reinado nos meio-pesados (93 kg) contra o desafiante Thiago ‘Marreta’, enquanto, no ‘co-main event’, Holly Holm tenta destronar a brasileira Amanda Nunes na categoria dos pesos-galos (61 kg).

Matérias Recentes

Edson Barboza faz campanha por luta pelo cinturão BMF contra Max Holloway

Crítico do denominado ‘trash talk’, Edson Barboza evita alfinetar ou provocar adversários para conseguir lutas…

16/05/2024

Casamento secreto no UFC! Luana Pinheiro revela união com Matheus Nicolau

No início desta temporada, Luana Pinheiro viveu um importante momento de sua vida pessoal, revelado…

16/05/2024

Evento estelar! Dana anuncia lutas dos campeões Aspinall e Edwards no UFC Manchester

Nesta quinta-feira (16), Dana White acabou com o mistério e, através das redes sociais (veja…

16/05/2024

Empolgado com vitória, Moicano detona estrela do boxe e reforça desafio a Pimblett

Renato 'Moicano' vive grande fase na carreira e aproveita as oportunidades que surgem. Na última…

16/05/2024

Strickland acusa Borrachinha de não assinar contrato de luta e ataca: “Achei que seria homem”

Um dos lutadores mais polêmicos da atualidade, Sean Strickland constantemente se mostra disposto a causar…

16/05/2024

Moicano aprova estreia vitoriosa em evento de grappling do UFC: “Pode virar minha casa”

Às vésperas de competir no UFC Fight Pass Invitational 7, na última quarta-feira (15), em…

16/05/2024