Categorias: Notícias

Treinador brasileiro destaca evolução de Bader sob seu comando: “Versátil e completo”

Ryan Bader é atualmente o campeão dos meio-pesados e pesados do Bellator – Maria Suarez

Em 2016, Jair Lourenço decidiu dar um novo rumo na sua carreira. O técnico, que já foi responsável por treinar nomes como Renan ‘Barão’ e Cláudia Gadelha, assinava com a ‘Power MMA’, equipe de Ryan Bader. E desta recente parceria o brasileiro está colhendo resultados marcantes. Desde o início dos trabalhos com o potiguar, o americano não sabe o que é derrota – são cinco vitórias e um ‘No Contest’ (luta sem resultado). Além disso, o lutador conquistou os cinturões das categorias dos meio-pesados (93 kg) e pesados do Bellator.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag.Fight, Jair destacou as mudanças nos treinos de Bader, principalmente o ajuste da parte estratégica da luta. Para o brasileiro, o seu pupilo, que sempre teve um jogo de chão de excelência, aperfeiçoou ainda mais essa técnica, além melhorar a sua trocação e ser mais paciente nos seus combates.

“Quando eu cheguei aqui o Bader praticamente só usava a mão de trás e na maioria das vezes procurava definir a luta por esse caminho. Hoje em dia o vejo como um lutador muito versátil e completo, que usa bastante a mão da frente, os chutes e as trocas de base na luta em pé. Ele sempre soube usar muito bem o seu wrestling, mas com a melhora na trocação e no tempo para as quedas, vejo que até o seu jogo de wrestling para o MMA evoluiu bastante e também na luta de chão. Hoje em dia eu apostaria no Bader contra qualquer lutador nesse quesito, pois ele tem treinando muito jiu-jitsu com e sem o quimono”, disse Lourenço.

Apesar de ser técnico de um dos principais nomes do MMA da atualidade, Lourenço ainda não tem o reconhecimento por parte do grande público. Entretanto, nada que incomode o treinador, que garantiu preferir um estilo discreto, focado mais no trabalho dentro da academia e longe dos holofotes.

“Acho que o maior culpado sou eu mesmo, por não me preocupar com isso, não me promovendo tanto junto aos meus lutadores, como alguns outros gostam de fazer, nas redes sociais e na mídia em geral. Eu prefiro focar mais no meu trabalho, na evolução técnica e psicológica dos meus atletas. Graças a Deus tenho muita saúde e nunca parei de treinar e de estudar lutas em como um todo. Isso auxilia bastante para que eu me mantenha em constante evolução como atleta e como professor”, afirmou.

Ainda sem adversário e previsão de quando estará em ação novamente, Bader pretende se aventurar em outro grande evento. Atualmente o Bellator tem uma parceria com o Rizin FC e cogitaria “emprestar” o campeão dos meio-pesados e pesados para atuar no show japonês, onde a ideia seria que ele disputasse o cinturão de até 93 kg. Questionado sobre essa possibilidade, Jair Lourenço aprovou a ideia.

“Eu vejo com ótimos olhos, pois além do Bader gostar muito da ideia de lutar em ringue, onde também se sente muito confortável para o seu tipo de jogo, ele nunca subiu muito de peso, mesmo nessa temporada em que esteve lutando de pesado. Ele mantinha sempre uma média de 230 pounds (104 kg) que é abaixo dos 105 kg. Agora mesmo ele está com 225 pounds (102.2kg)”, finalizou o treinador potiguar.

Com 36 anos, Ryan Bader acumula 27 vitórias, apenas cinco derrotas na sua carreira e um ‘No Contest’. No Bellator desde 2017, o lutador ainda está invicto após seis lutas. O americano teve triunfos marcantes na organização, como os sobre Phil Davis e Fedor Emelianenko.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026