Siga-nos

Notícias

Treinador brasileiro destaca evolução de Bader sob seu comando: “Versátil e completo”

Ryan Bader é atualmente o campeão dos meio-pesados e pesados do Bellator – Maria Suarez

Em 2016, Jair Lourenço decidiu dar um novo rumo na sua carreira. O técnico, que já foi responsável por treinar nomes como Renan ‘Barão’ e Cláudia Gadelha, assinava com a ‘Power MMA’, equipe de Ryan Bader. E desta recente parceria o brasileiro está colhendo resultados marcantes. Desde o início dos trabalhos com o potiguar, o americano não sabe o que é derrota – são cinco vitórias e um ‘No Contest’ (luta sem resultado). Além disso, o lutador conquistou os cinturões das categorias dos meio-pesados (93 kg) e pesados do Bellator.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag.Fight, Jair destacou as mudanças nos treinos de Bader, principalmente o ajuste da parte estratégica da luta. Para o brasileiro, o seu pupilo, que sempre teve um jogo de chão de excelência, aperfeiçoou ainda mais essa técnica, além melhorar a sua trocação e ser mais paciente nos seus combates.

“Quando eu cheguei aqui o Bader praticamente só usava a mão de trás e na maioria das vezes procurava definir a luta por esse caminho. Hoje em dia o vejo como um lutador muito versátil e completo, que usa bastante a mão da frente, os chutes e as trocas de base na luta em pé. Ele sempre soube usar muito bem o seu wrestling, mas com a melhora na trocação e no tempo para as quedas, vejo que até o seu jogo de wrestling para o MMA evoluiu bastante e também na luta de chão. Hoje em dia eu apostaria no Bader contra qualquer lutador nesse quesito, pois ele tem treinando muito jiu-jitsu com e sem o quimono”, disse Lourenço.

Apesar de ser técnico de um dos principais nomes do MMA da atualidade, Lourenço ainda não tem o reconhecimento por parte do grande público. Entretanto, nada que incomode o treinador, que garantiu preferir um estilo discreto, focado mais no trabalho dentro da academia e longe dos holofotes.

“Acho que o maior culpado sou eu mesmo, por não me preocupar com isso, não me promovendo tanto junto aos meus lutadores, como alguns outros gostam de fazer, nas redes sociais e na mídia em geral. Eu prefiro focar mais no meu trabalho, na evolução técnica e psicológica dos meus atletas. Graças a Deus tenho muita saúde e nunca parei de treinar e de estudar lutas em como um todo. Isso auxilia bastante para que eu me mantenha em constante evolução como atleta e como professor”, afirmou.

Ainda sem adversário e previsão de quando estará em ação novamente, Bader pretende se aventurar em outro grande evento. Atualmente o Bellator tem uma parceria com o Rizin FC e cogitaria “emprestar” o campeão dos meio-pesados e pesados para atuar no show japonês, onde a ideia seria que ele disputasse o cinturão de até 93 kg. Questionado sobre essa possibilidade, Jair Lourenço aprovou a ideia.

“Eu vejo com ótimos olhos, pois além do Bader gostar muito da ideia de lutar em ringue, onde também se sente muito confortável para o seu tipo de jogo, ele nunca subiu muito de peso, mesmo nessa temporada em que esteve lutando de pesado. Ele mantinha sempre uma média de 230 pounds (104 kg) que é abaixo dos 105 kg. Agora mesmo ele está com 225 pounds (102.2kg)”, finalizou o treinador potiguar.

Com 36 anos, Ryan Bader acumula 27 vitórias, apenas cinco derrotas na sua carreira e um ‘No Contest’. No Bellator desde 2017, o lutador ainda está invicto após seis lutas. O americano teve triunfos marcantes na organização, como os sobre Phil Davis e Fedor Emelianenko.

Mais em Notícias