Tony Ferguson foi notícia nos últimos meses muito mais por sua vida pessoal do que pelo seu alto nível no MMA. Sofrendo de problemas psicológicos, ele chegou a ser afastado da esposa e de seu filho depois de recorrentes episódios de delírio e fuga da realidade. De volta ao lar, ‘El Cucuy’ está encerrando a preparação para encarar Donald Cerrone no UFC 238, neste sábado (8). E, segundo Eddie Bravo, um de seus treinadores, as questões particulares não interferiram em nada na qualidade do lutador dentro do cage.
Em entrevista ao podcast do comentarista do UFC Joe Rogan, Bravo declarou compreender a desconfiança do público em relação a Ferguson, mas assegurou que o atleta está bem treinado e pronto para ampliar sua invencibilidade de 11 para 12 lutas. O técnico de jiu-jitsu do ex-campeão interino dos leves (70 kg) deu a entender que, na preparação, Tony conseguiu ficar alheio aos seus problemas particulares.
“Ele está mais afiado, mais forte e na melhor forma de sua vida. É o mesmo Tony. Você pensa: ‘Será que ele vai ser o mesmo Tony depois de ter todas aquelas coisas na família? Isso vai modificá-lo? Os adversários dele esperam que aquilo o tenha mudado, mas, em relação à luta, é o mesmo Tony”, disse. “Não entramos em coisas pessoais. Nós nos concentramos em luta e estratégia. Ele está mais afiado do que nunca. Nunca se pode garantir vitórias, mas eu garanto que ele vai entrar lá sendo 100% Tony”, acrescentou Bravo.
Eddie destacou ainda que a semelhança entre os estilos de luta de Cerrone e Tony faz com que o combate seja ainda mais interessante. Segundo o técnico, a habilidade de ‘Cowboy’ no chão mereceu um cuidado especial por parte de Ferguson nos treinamentos.
“Cerrone não luta como Khabib. Não luta como Conor. Ele luta como Tony. Então, é como se fosse Tony versus Tony. Eles dois são bons no chão. Os dois são muito bons no chão. Eu respeito muito o jogo de solo de ‘Cowboy’, e fizemos todo o possível para garantir que nada ruim aconteça no chão. Tony virá para a guerra, como ele sempre faz”, falou.
‘Cowboy’ e Ferguson fazem a antepenúltima luta do card do UFC 238. No combate coprincipal, Valentina Shevchenko defende o título peso-mosca (57 kg) contra Jessica Eye. E, na grande atração da noite, Henry Cejudo e Marlon Moraes disputam o cinturão vago dos galos (61 kg).
Confira o card completo do UFC 238 (com lutadores brasileiros em negrito)
Card principal
Galo (61 kg) | Henry Cejudo vs. Marlon Moraes
Mosca feminino (57 kg) | Valentina Shevchenko vs. Jessica Eye
Leve (70 kg) | Tony Ferguson vs. Donald Cerrone
Galo (61 kg) | Jimmie Rivera vs. Petr Yan
Pesado | Tai Tuivasa vs. Blagoy Ivanov
Card preliminar
Palha feminino (52 kg) | Tatiana Suarez vs. Nina Ansaroff
Galo (61 kg) | Aljamain Sterling vs. Pedro Munhoz
Palha feminino (52 kg) | Karolina Kowalkiewicz vs. Alexa Grasso
Pena (66 kg) | Ricardo Lamas vs. Calvin Kattar
Palha feminino (52 kg) | Xiaonan Yan vs. Angela Hill
Médio (84 kg) | Bevon Lewis vs. Darren Stewart
Mosca feminino (57 kg) | Katlyn Chookagian vs. Joanne Calderwood